Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Tailândia inicia processo de proclamação do novo rei

A junta militar que governa a Tailândia submeteu ao parlamento o nome do príncipe herdeiro do país, Maha Vajiralongkorn, para ser proclamado rei, anunciou hoje o vice-primeiro-ministro, Prawit Wongsuwon.

Tailândia inicia processo de proclamação do novo rei
Notícias ao Minuto

05:03 - 29/11/16 por Lusa

Mundo Monarquia

De acordo com os procedimentos, o presidente da Assembleia Legislativa Nacional tem agora de convidar formalmente o príncipe para ser rei, que depois será proclamado em público.

Prawit Wongsuwon disse esperar que a audiência com o príncipe se realize na quarta ou na quinta-feira.

Vajiralongkorn será o sucessor do rei Bhumibol Adulyadej, que morreu a 13 de outubro, aos 88 anos, após um reinado de sete décadas. Era o monarca em exercício há mais tempo no mundo.

Bhumibol era adorado por muitos dos seus súbitos e visto como uma âncora de estabilidade e unidade num país frequentemente abalado por uma política turbulenta.

A sua morte fez o país entrar num ano de luto oficial, com a maioria dos tailandeses a vestirem apenas roupas pretas e brancas.

Algumas horas depois da morte de Bhumibol, o príncipe herdeiro, de 64 anos, disse necessitar de tempo antes de ocupar o lugar do pai, colocando a Tailândia num período de incerteza.

Maha Vajiralongkorn tem vivido grande do tempo no estrangeiro e tem uma personalidade considerada instável, que foi debatida pelos assessores do palácio e generais no comando do Governo, segundo analistas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório