Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Coreógrafa Milagres Paz estreia bailado sobre os Açores no sábado

A coreógrafa Milagres Paz estreia no sábado, no Teatro Micaelense, nos Açores, um bailado multimédia dedicado, pela primeira vez, aos Açores, em que mostra "uma maneira diferente de olhar as ilhas", foi hoje anunciado.

Coreógrafa Milagres Paz estreia bailado sobre os Açores no sábado
Notícias ao Minuto

20:35 - 28/11/16 por Lusa

Cultura Dança

"Acho que mostro uma maneira diferente de olhar as ilhas açorianas, porque não são só aquelas visões a que todos estamos habituados em termos publicitários", afirmou, em declarações à agência Lusa, Milagres Paz, acrescentando que ficou a conhecer todas as ilhas com este projeto e sente-se agora "açoriana a 100%".

Designado "Açores, uma jornada de sonho", o espetáculo de celebração dos 20 anos da Companhia Ballet Teatro Paz, tem direção artística e coreografia de Milagres Paz, conta com vídeos de Hugo França, música de Paulo Andrade e Mário Jorge Raposo.

Milagres Paz, 55 anos, com uma carreira de 36 anos na dança, adiantou que, em cima do palco do Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, vão estar 11 bailarinas e um bailarino, num espetáculo de uma hora e meia, que junta música e vídeos originais das nove ilhas.

Como disse a coreógrafa, o projeto começou em outubro de 2016 e esteve "muito dependente do tempo, de haver estadia e avião", acrescentando que, para duas ilhas, viajaram 15 pessoas e, para as restantes sete, uma equipa de nove elementos.

"Estou calma. Está tudo a correr bem. Agora são os últimos preparativos no teatro, a parte técnica, dos adereços e ver como funciona", adiantou Milagres Paz, que gostaria de levar o bailado a outras ilhas, mas só se receber algum convite e o respetivo apoio financeiro para o efeito, alegando que, por si só, não consegue.

A coreógrafa referiu, ainda, que gostaria de produzir um DVD e escrever um livro sobre este bailado, o que permitiria levá-lo mais longe, sem constrangimentos orçamentais.

Os bilhetes para o espetáculo custam 12 euros, e dois euros para sessão com público escolar, estando já à venda no Teatro Micaelense e na bilheteira online.

No dia 06 de dezembro, o bailado "Açores, uma jornada de sonho" será apresentado a alunos de várias escolas, segundo uma nota de imprensa do Teatro Micaelense.

A Companhia de Dança Contemporânea Ballet Teatro Paz, fundada em 1996, tem um repertório de mais de uma centena de coreografias originais, assinadas por Milagres Paz e, além dos Açores, já atuou em Portugal Continental, Brasil e Estados Unidos da América.

Paralelamente à companhia, Milagres Paz é fundadora, diretora e professora na escola de dança com o seu nome, com sede em Ponta Delgada.

Milagres Paz estudou dança no Conservatório de Boston, nos Estados Unidos da América, país onde trabalhou como bailarina profissional e coreógrafa durante 11 anos, tendo depois regressado aos Açores, onde reside.

A coreógrafa, que já recebeu vários prémios regionais e internacionais pelo seu trabalho, teve também formação em teatro, voz e música.

RME // MAG

Noticias Ao Minuto/Lusa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório