Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

Políticos e "Síndrome da Licenciatura: Ainda vivemos na idade da pedra"

A importância atribuída à formação académica na classe política é um “novo-riquismo intelectual horrível”, defende Joaquim Jorge.

Políticos e "Síndrome da Licenciatura: Ainda vivemos na idade da pedra"
Notícias ao Minuto

12:55 - 26/10/16 por Carolina Rico

Política Joaquim Jorge

Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores, condenou a recente polémica em torno da licenciatura do adjunto dos Assuntos Regionais do primeiro-ministro.

Rui Roque apresentou esta terça-feira o pedido de demissão do cargo, confirmou o Notícias ao Minuto, depois de vir a público que não completara a sua licenciatura.

“Esta atitude de mentir sobre as habilitações académicas ou de forma sub-retícia ter habilitações académicas é uma fraude”, considera, recordando ainda os casos de José Sócrates e Miguel Relvas.

Para o fundador do Clube dos Pensadores, polémicas como estas provam que “nesta área ainda vivemos na idade da pedra”.

“Os políticos em Portugal têm uma doença que é congénita, ‘a Síndrome da Licenciatura", todos querem ser doutores. Como se uma licenciatura lhes desse estatuto. Isto mostra o quanto continuamos atrasados. Este novo-riquismo intelectual é horrível”.

Num texto de opinião enviado ao Notícias ao Minuto, Joaquim Jorge disse preferir “um político que seja um cidadão educado com princípios do que um político que seja um cidadão instruído, mas sem princípios”.

Deixa ainda uma nota pessoal: “sou (mesmo) licenciado em Biologia pela Universidade do Porto. Mas não é por isso que me julgo mais do que os outros”, ironizou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório