Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Cabe ao CES ajudar Estado "a trilhar caminhos com menos surpresas"

António Correia de Campos fez o seu discurso de tomada de posse enquanto novo presidente do Conselho Económico Social (CES) esta tarde, na Assembleia da República.

Cabe ao CES ajudar Estado "a trilhar caminhos com menos surpresas"
Notícias ao Minuto

18:21 - 19/10/16 por João Oliveira

Economia Correia de Campos

Foi esta tarde, na Assembleia da República, que António Correia de Campos fez o seu discurso de tomada de posse enquanto novo presidente do Conselho Económico Social (CES), deixando diversos elogios à relevância deste órgão estatal.

“Honrado pela presença” daqueles que o elegeram, o socialista começou por dizer que “o CES tem a obrigação de ser consultado e o dever de emitir opiniões em matéria económica e social”, opiniões essas que serão sempre “preliminares à decisão final”, que cabe ao Estado.

O aconselhamento que cabe ao CES, explicou, “consiste em declarações de ciência” e “juízos de apreciação”, que lhe conferem atualmente “o estatuto de órgão auxiliar constitucional”, composto por uma “experiência acumulada” que lhe permite analisar “o desempenho da economia e abrir o conhecimento do que se prospetiva no difícil contexto de interdependência em que vivemos”.

É, por isso, da obrigação do CES “olhar para lá do imediato, intuindo o que irá acontecer” de modo a recomendar “cautelas e avanços que ajudem os órgãos de soberania a trilharem caminhos com menos surpresas”. “Quanto mais longe ou fundo se for no reconhecimento da realidade, menor será a dúvida, afastando reservas mentais na negociação”, acrescentou

Apesar dos inúmeros elogios tecidos a esta organização pública, o ex-ministo afirmou, em jeito conclusivo, que “muito trabalho de promoção e divulgação está ainda por realizar”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório