Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Governo congratula-se com eleição de Jorge Moreira da Silva para OCDE

O Ministério dos Negócios Estrangeiros congratulou-se hoje com a eleição de Jorge Moreira da Silva como diretor da Cooperação para o Desenvolvimento da OCDE, que classificou como um "justo reconhecimento de um relevante percurso profissional" nestas áreas.

Governo congratula-se com eleição de Jorge Moreira da Silva para OCDE
Notícias ao Minuto

16:21 - 19/10/16 por Lusa

Política Santos Silva

O vice-presidente do PSD e ex-ministro do Ambiente Jorge Moreira da Silva disse hoje que procurará honrar Portugal nas funções que irá assumir como diretor da Cooperação para o Desenvolvimento da OCDE, sublinhando que prosseguirá o propósito de servir o interesse público, cargo que assumirá a 1 de novembro.

"O Ministério dos Negócios Estrangeiros congratula-se com a eleição do Eng. Jorge Moreira da Silva para o cargo de Diretor da Cooperação para o Desenvolvimento da OCDE, uma posição cimeira na Organização e de extrema importância e visibilidade na área da cooperação internacional para o desenvolvimento", refere o comunicado do ministério liderado por Augusto Santos Silva.

Segundo a mesma nota, a escolha Jorge Moreira da Silva "é o justo reconhecimento de um relevante percurso profissional em assuntos relacionados com o desenvolvimento e o ambiente, bem como do seu inegável mérito e capacidades pessoais".

"É a primeira vez que um nacional português ocupa um lugar de relevo nesta estrutura do secretariado da OCDE", destaca ainda.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros evidencia também que a "Direção de Cooperação para o Desenvolvimento é fundamental no apoio ao trabalho do Comité de Ajuda ao Desenvolvimento (CAD-OCDE), avaliando as políticas e promovendo a adoção das que se configuram mais eficazes na execução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável".

"Assumindo também um papel determinante na recolha e análise de dados estatísticos sobre o financiamento do desenvolvimento, o CAD tem sido essencial para forjar os principais compromissos internacionais em matéria de desenvolvimento, trabalhando estreitamente com as Nações Unidas, o Banco Mundial, o FMI e os principais doadores mundiais", refere.

Sublinhando estar " muito satisfeito com esta decisão da OCDE e com a possibilidade de voltar a participar ativamente, a nível internacional, nas políticas de desenvolvimento e cooperação, proteção ambiental e combate à pobreza", Jorge Moreira da Silva refere que, dada a incompatibilidade de funções, resignará às funções de deputado e de vice-presidente do PSD a 31 de outubro.

"Sinto-me muito honrado por ter colaborado de forma muito próxima, tanto no PSD como no Governo, no projeto liderado por Pedro Passos Coelho, por quem tenho uma grande admiração e em quem deposito as minhas maiores esperanças", sublinha o antigo ministro do Ambiente no Governo de maioria PSD/CDS-PP liderado pelo atual presidente social-democrata.

No comunicado, Moreira da Silva refere ainda que foi escolhido na sequência de um concurso a que se candidatou a nível pessoal no início de 2016 e que envolveu cerca de 200 candidatos.

Nas novas funções, Moreira da Silva liderará o departamento de Cooperação para o Desenvolvimento, num mandato de 3 anos, renovável.

JF (VAM) // SMA

Noticias Ao Minuto/Lusa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório