Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Polícia lança operação contra grupo especializado em fraudes fiscais

A Polícia Federal do Brasil iniciou hoje uma operação para reprimir esquema de fraudes nas compensações de créditos tributários junto à Receita Federal do país.

Polícia lança operação contra grupo especializado em fraudes fiscais
Notícias ao Minuto

15:05 - 19/10/16 por Lusa

Mundo Brasil

As autoridades policiais estão à procura de provas para desmontar uma organização criminosa que se terá especializado em enganar a Receita Federal brasileira através de compensações tributárias fraudulentas, utilizando créditos fantasmas para saldar dívidas de empresas com o fisco através de um programa eletrónico.

"Diversas empresas adquiriam esses créditos para conseguir saldar os seus débitos fiscais, pagando valores inferiores ao devido. Os investigadores detetaram, inclusive, que as empresas adquiriam esses créditos para demonstrar regularidade com a Fazenda Federal e participar em licitações públicas", destaca um comunicado divulgado pela polícia brasileira.

Esse tipo de compensação fraudulenta foi responsável pela redução na arrecadação do Governo do Brasil no mês de agosto deste ano, o que demonstra o potencial de dano do grupo.

Ao todo, estão a ser cumpridos 42 mandados judiciais, 12 de prisão temporária, 12 de condução coercitiva (quando o investigado é obrigado a depor) e 18 de busca e apreensão nos estados da Baía, Goiás, Pará, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório