Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

"Vitória da seleção em França fez despertar orgulho em ser português"

O selecionador português de futebol, Fernando Santos, considerou hoje que a vitória no Euro2016 fez despertar o orgulho em ser português, permitindo a muitos emigrantes a saída da concha onde viviam.

"Vitória da seleção em França fez despertar orgulho em ser português"
Notícias ao Minuto

13:53 - 19/10/16 por Lusa

Desporto Fernando Santos

"O que mais me marcou, além da vitória, foi a seleção nacional ter proporcionado a possibilidade de todas essas pessoas [emigrantes portugueses e lusodescendentes a residir em Marcoussis] terem um enorme orgulho em ser português e de saírem da concha. Isso marcou-me muito e, seguramente, marcou o país porque quando formos por esse mundo fora, na diáspora portuguesa, vão ter sempre de levar connosco: têm sempre que dizer que Portugal foi campeão da Europa", alegou.

No dia em que se assinalam 100 dias sobre a vitória de Portugal no Campeonato Europeu, Fernando Santos foi recebido na Câmara de Resende, no norte do distrito de Viseu, onde recordou a chegada a Marcoussis, em França, em que apenas avistaram duas bandeiras portuguesas.

Tal vinha confirmar o que uma portuguesa lhe tinha dito ano e meio antes, quando procuravam um centro de estágios, de que apenas encontrariam dois ou três portugueses naquela vila com cerca de 8 mil habitantes.

"Na altura achei aquilo um bocadinho estranho, mas tinha de acreditar naquilo que a senhora dizia. Mas, com o desenrolar dos acontecimentos, quando saímos de Marcoussis, 80% das casas tinham bandeira portuguesa", referiu.

Fernando Santos congratulou-se por ver que o feito da seleção nacional fez despertar o orgulho em ser português nos nossos emigrantes, que até então preferiam ficar na 'concha', não assumindo que eram portugueses para evitar alguns problemas que pudessem vir a surgir.

"O que aconteceu em Marcoussis foi algo que me marcou e vai marcar inteiramente para a vida, pois tem muito a ver com este sentimento de ser português", apontou.

O selecionador português de futebol aproveitou ainda a ocasião para realçar a importância da parceria entre a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Escola de Futsal Os Afonsinhos, do concelho de Resende.

Neste âmbito, durante a tarde de hoje, Fernando Santos marcará presença no Centro Escolar de S. Martinho de Mouros, fazendo-se acompanhar pelo vice-presidente da FPF Humberto Coelho e pelo antigo internacional português João Vieira Pinto, diretor da FPF.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório