Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Festival de curtas em Évora adiado por atrasos no financiamento

O Festival Internacional de Curtas-Metragens de Évora (FIKE), que estava previsto para este mês, foi adiado, por atrasos no financiamento, o que acontece pela terceira vez na sua história, revelou hoje o diretor do certame.

Festival de curtas em Évora adiado por atrasos no financiamento
Notícias ao Minuto

23:24 - 18/10/16 por Lusa

Cultura FIKE

"Infelizmente, vemo-nos confrontados com a necessidade de alterar a realização do festival para uma data que ainda não temos definida", porque "as disponibilidades financeiras não foram conseguidas até à data", afirmou à agência Lusa João Paulo Macedo.

O FIKE, cuja 14.ª edição estava marcada para o período entre 25 e 29 deste mês, é organizado pela Sociedade Joaquim António de Aguiar, Cineclube da Universidade de Évora e associações Estação Imagem e Lêndias d'Encantar.

Segundo o diretor do certame, este é o terceiro adiamento na história do festival, que também não se realizou em 2012 e em 2006, por motivos idênticos.

João Paulo Macedo explicou que o adiamento da edição deste ano do FIKE está relacionado com "disponibilidades financeiras que não foram conseguidas até à data", o que não permite à organização avançar com a sua realização.

"Quer em termos de candidaturas [a fundos comunitários], quer em termos de alguns patrocínios, as decisões estão atrasadas", adiantou, frisando que a situação obriga a organização "a protelar no tempo a realização do festival".

Contudo, disse acreditar que, "desta vez, os motivos do adiamento não sejam a falta de financiamento, mas sim o atraso nas decisões de financiamento", referindo que nas edições anteriores em que o festival foi adiado "nem sequer existiu a perspetiva de financiamento".

O diretor do certame assinalou que "o trabalho de preparação do festival foi iniciado em fevereiro", com "um primeiro processo de pré-seleção que não foi terminado face à ausência de financiamento", mas indicou que "a pré-produção está adiantada".

"Quando os meios financeiros estiverem disponíveis, iremos divulgar novas datas e, consoante o período em que acontecer, proceder uma nova convocatória ou realizar o festival com a convocatória que está feita", acrescentou.

A primeira edição do FIKE realizou-se em novembro de 2001, em Évora.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório