Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Mostra da cultura lusa leva José Cid, Rodrigo Leão e Vhils a Espanha

José Cid, Rodrigo Leão e Vhils são alguns dos nomes que até ao fim do ano vão estar presentes na 14ª. mostra da cultura portuguesa em Espanha, hoje apresentada na Embaixada de Portugal em Madrid.

Mostra da cultura lusa leva José Cid, Rodrigo Leão e Vhils a Espanha
Notícias ao Minuto

15:52 - 18/10/16 por Lusa

Cultura Música

"Esperamos que 'Cultura Portugal', que organizamos pela 14ª. vez, possa atrair o grande público" espanhol, disse o embaixador Francisco Ribeiro de Menezes na conferência de imprensa de apresentação da programação do evento.

Ribeiro de Menezes explicou que Cultura Portugal tenta encontrar um "equilíbrio" entre a "modernidade portuguesa" e os artistas já conhecidos, que já estão nos circuitos comerciais e têm "vida própria".

A programação musical inclui o festival de música alternativa Portugal Alive e espetáculos de João Paulo Santos, Bruno Monteiro, Scott Matthew, Rodrigo Leão e José Cid.

"Tentamos dar uma imagem o mais ampla possível de Portugal" e "fazer coisas que nos distinguem de Espanha, porque temos muitas coisas idênticas, mas também muitas diferentes", disse o conselheiro cultural da embaixada, Pedro Behran da Costa.

Alexandre Farto, conhecido por Vhils, vai fazer um desenho do rosto de José Saramago numa fachada da Universidade Carlos III, em Madrid de 08 a 10 de novembro.

Por outro lado, uma exposição sobre "a produção de azulejos em Portugal durante a primeira metade do século passado e as fotografias que lhes serviram de motivo e inspiração" pode ser visitada até 27 de novembro próximo no Museu Nacional de Antropologia, em Madrid.

O cinema português vai estar presente através do 'ciclo João César Monteiro e seus herdeiros' e no festival internacional de animação, videojogos e novos media 3DWire em que Portugal é o país convidado.

A peça de teatro Oda Marítima, com Diogo Infante, estará a 27 de novembro no Círculo de Belas Artes, em Madrid.

A literatura portuguesa também estará presente numa série de encontros de poesia e apresentação de livros.

A programação completa da mostra de cultura portuguesa, Cultura Portugal, também tem eventos marcados em Sevilha, Bilbau, Barcelona e Vigo, podendo ser consultada em culturaportugal.com ou na página da Embaixada de Portugal em Espanha.

"Um país que ganhou o Campeonato Europeu de Futebol e elegeu António Guterres para secretário-geral das Nações Unidas é um país que está a fazer as coisas bem feitas", disse Francisco Ribeiro de Menezes no final da sua apresentação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório