Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Poroshenko sem "expectativas muito elevadas" quanto a Cimeira de Berlim

O Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, disse hoje não ter "expectativas muito elevadas" em relação à reunião de quarta-feira em Berlim entre a Ucrânia, Alemanha, França e Rússia para discutir os esforços de paz no seu país.

Poroshenko sem "expectativas muito elevadas" quanto a Cimeira de Berlim
Notícias ao Minuto

13:07 - 18/10/16 por Lusa

Mundo Ucrânia

"Não tenhamos expectativas muito elevadas quanto a esta reunião", disse Poroshenko numa conferência de imprensa conjunta com a primeira-ministra norueguesa, Erna Solberg, em Oslo.

"Se estou suficientemente otimista? Sim, estou muito otimista quanto ao futuro da Ucrânia, mas infelizmente não tão otimista sobre a reunião de amanhã", quarta-feira, disse.

"Mas gostaria muito de estar enganado", acrescentou.

A reunião entre Poroshenko, os homólogos russo, Vladimir Putin, e francês, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, foi oficialmente convocada para "avaliar a implementação" do acordo de Minsk, em vigor há três anos.

O último destes encontros de alto nível realizou-se a 2 de outubro de 2015 em Paris.

O Presidente ucraniano, que acusa a Rússia de violar repetidamente o acordo no leste da Ucrânia, disse ainda que "a paz na Europa depende exclusivamente de Putin".

A Ucrânia é palco há mais de dois anos de um conflito armado que opõe as Forças Armadas a separatistas pró-russos, que afirma serem militarmente apoiados pela Rússia, o que Moscovo nega.

Desde o início, em abril de 2014, o conflito já fez mais de 9.600 mortos.

Apesar da instauração de várias tréguas, confrontos opõem regularmente as partes em conflito ao longo da linha da frente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório