Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Dezenas de deputados japoneses visitam controverso santuário Yasukuni

Um grupo de aproximadamente 80 deputados japoneses visitou hoje o controverso santuário Yasukuni, em Tóquio, local que a China e a Coreia do Sul condenam por prestar homenagem aos mortos da II Guerra Mundial e outros conflitos bélicos.

Dezenas de deputados japoneses visitam controverso santuário Yasukuni
Notícias ao Minuto

06:10 - 18/10/16 por Lusa

Mundo Tóquio

O grupo, composto por deputados de todo o espectro partidário, incluindo também ministros, visitou o santuário de Yasukuni por ocasião da celebração do festival de outono.

Entre as figuras mais destacadas estava o ministro da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, Yasuhisa Shiozaki, e os presidentes da Câmara Baixa e da Câmara Alta, respetivamente, Tadamori Oshima e Chuichi Date, todos do conservador Partido Liberal Democrata (PLD, no poder).

A visita tem lugar um dia depois de o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, ter enviado, como tem sido tradição, uma pequena árvore como oferta simbólica.

Embora não visite oficialmente o local desde dezembro de 2013, o gesto desencadeou críticas da China e da Coreia do Sul.

O santuário, de 145 anos, presta tributo a cerca de 2,5 milhões de cidadãos que morreram na II Guerra Mundial e noutros conflitos bélicos.

Porém, é altamente controverso porque entre os homenageados figuram criminosos de guerra, tal como o general Hideki Tojo, que autorizou o ataque contra Pearl Harbor.

Os vizinhos do Japão também interpretam a 'peregrinação' de políticos e dignitários japoneses ao santuário como um insulto e uma dolorosa lembrança da agressão de Tóquio na primeira metade do século XX.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório