Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Exportações portuguesas de mobiliário e colchoaria cresceram 10%

As exportações portuguesas de mobiliário e colchoaria aumentaram 10% para 1.117 milhões de euros nos primeiros oito meses do ano, face ao mesmo período de 2015, anunciou hoje a associação setorial.

Exportações portuguesas de mobiliário e colchoaria cresceram 10%
Notícias ao Minuto

15:43 - 12/10/16 por Lusa

Economia Associação

Em comunicado, a Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA) aponta França, Espanha, Alemanha e Reino Unido como os principais mercados de destino das exportações do setor, ao absorverem, no período, 72% das vendas para o exterior.

O mercado francês, com 334 milhões de euros em vendas, destaca-se como o maior cliente do mobiliário e colchoaria portugueses, tendo crescido 18% até agosto, face a 2015, e alcançado uma quota de 30% do total de exportações.

Segue-se, "de perto", Espanha, que cresceu 23% em termos homólogos, para um volume de vendas de 328 milhões de euros correspondentes a uma quota de mercado de 24%.

Apesar do decréscimo homólogo de 15%, a Alemanha surge na terceira posição da tabela, com vendas próximas dos 70 milhões de euros equivalentes a uma quota de 6% das exportações.

Segundo a APIMA, no acumulado do ano até agosto são de registar "melhorias no desempenho das exportações para o Reino Unido e EUA, para onde as vendas somaram 64 e 46 milhões de euros, respetivamente, e que surgem nas quarta e quinta posições do 'top' 10 dos destinos do setor.

"Importa ainda salientar que as importações do setor registaram um crescimento de 18% face a igual período homólogo, fixando-se nos 526 milhões de euros, valor que assegura a continuação de um saldo superavitário da balança comercial do setor, que registou a importância de 591 milhões de euros", refere.

No final de agosto, a taxa setorial de cobertura das exportações pelas importações era de 212%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório