Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Arquiteturas Film Festival regressa a Lisboa com a reabilitação em foco

A quarta edição do Arquiteturas Film Festival Lisboa vai decorrer entre quarta-feira e domingo sob o tema 'Rehab Nation', com a estreia de dois documentários sobre arquitetos portugueses de referência, Álvaro Siza e Carvalho Araújo.

Arquiteturas Film Festival regressa a Lisboa com a reabilitação em foco
Notícias ao Minuto

15:42 - 10/10/16 por Lusa

Cultura Cinema

O certame, lançado em 2013, resulta de um projeto promovido pelo laboratório DYMA - Do you mean architecture, dedicado à investigação e criação alicerçadas nas relações interpessoais, na arquitetura e nas artes audiovisuais.

Sete espaços de Lisboa vão acolher a exibição de filmes e a restante programação: Fórum Lisboa, Cinema City Alvalade, Cinemteca, Gabinete, Music Box, Rua das Gaivotas 6 e o Centro de Inovação da Mouraria.

Serão exibidos, em estreia, os documentários 'Having a Cigarette with Álvaro Siza', de Iain Dilthey, sobre o premiado arquiteto portuense, e '(Re)GNRation', de Carvalho Araújo, sobre um edifício criado pelo respetivo ateliê.

Além da exibição de filmes e atribuição de prémios, a programação vai contar com conversas, ´master classes´, visitas-guiadas, workshops, entre outras atividades em várias salas de cinema da capital.

Entre outros filmes, serão exibidos, 'Aspirações Urbanas', de Tiago Castela, 'Architectones by de Xavier Veilhan', de François Combin, 'La Cupola', de Sattel Volker, 'Estate, a Reverie', de Andrea Luka Zimmerman, 'Penúmbria', de Eduardo Brito e 'Up and Down Galata ', de Cagan Duran e Ali Uluç Kutal.

O objetivo do Arquiteturas 'é descobrir e apresentar filmes dirigidos por cineastas, artistas e outros criadores, que através da imagem em movimento intersetem ou ampliem as linguagens do cinema, da arquitetura, do design e das artes visuais', segundo a organização do certame, fundado e dirigido por Sofia Mourato.

Para a edição de 2016, o Arquiteturas reuniu curtas e longas-metragens, documentais, experimentais, de animação e ficção, que reflitam sobre o tema 'Rehab Nation' e explorem as conotações que podem estar associadas à ideia, conceito ou processo de reabilitação na cidade.

O Arquiteturas Film Festival atribuirá cinco prémios nesta edição Prémio para Melhor Filme Internacional, Prémio Melhor Filme Português, Prémio Novo Talento, para portugueses ou estrangeiros em estreia no festival, Prémio para Melhor Filme Experimental, para trabalhos que explorem novas abordagens à imagem em movimento ou contribuam para ampliar a linguagem cinematográfica.

Será ainda atribuído o Prémio do Público ao melhor filme em ambas as competições nacional e internacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório