Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

São estas as empresas de que os portugueses mais se queixam

Dados são revelados pelo Portal da Queixa.

São estas as empresas de que os portugueses mais se queixam
Notícias ao Minuto

07:15 - 24/09/16 por Andrea Pinto

Economia Portal da Queixa

Até agosto deste ano, o Portal da Queixa recebeu mais de 16 mil queixas no seu site. Se já havia sido revelado que o setor das telecomunicações, com 3.331 queixas, era o que mais críticas congregava, com a Meo a liderar a lista, o portal decidiu agora divulgar quais são as restantes empresas ‘mal-amadas’ pelos portugueses.

Em segundo lugar, com um total de 1.244 reclamações está o setor do Gás e Energia. A Gondenenergy lidera a lista dentro do setor. A cobrança indevida de serviços, leituras incorretas ou a elaboração de contratos sem aceitação são algumas das críticas apresentadas à empresa de mercado livre.

Na lista segue-se a Galp On, com 675 reclamações das quais 449 foram resolvidas, e a EDP, cujo índice de satisfação é de apenas 2,3 atualmente.

Com 1.118 queixas, segue-se o setor de Correio e Logística, onde os CTT lideram no que ao desagrado dos consumidores diz respeito. A Chronopost e a Seur ocupam a 2.ª e a 3.ª posição, ficando o top 5 completo com a DHL Express e a FedEx.

Entre os principais motivos de insatisfação estão os atrasos na correspondência, as encomendas danificadas e as dificuldades de desalfandegamento.

Os serviços do Estado, de que tantas vezes se ouve a reclamar, é o quarto setor com mais críticas. No total das 951 reclamações recebidas, a Segurança Social é a que soma mais.

O Centro Nacional de Pensões, a ADSE e a Caixa Geral de Aposentações também não escapam às reclamações, das quais se destacam as críticas em relação à remuneração e não atribuição dos subsídios e as dificuldades de contacto com estas instituições.

Por último, surgem as seguradoras. A Medicare, a Domestic & General Group, a Fidelidade Seguros, a AIG Portugal e a Seguros Direct tiveram no seu conjunto 772 reclamações no Portal da Queixa.

No topo das reclamações estão as condições contratuais e o mau serviço prestado pelas mesmas.

O Portal da Queixa é um canal de partilha de experiências, soluções e informação de consumo. Criado em junho de 2009, o portal conta já com mais de 50 mil consumidores registados e 2.500 marcas e entidades públicas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório