Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

"Não é ataque aos ricos, mas forma de quem tem mais pagar mais"

Sobre as recentes notícias de um novo imposto sobre o património imobiliário, Joaquim Jorge não se mostrou contra esta nova medida.

"Não é ataque aos ricos, mas forma de quem tem mais pagar mais"
Notícias ao Minuto

14:00 - 20/09/16 por Inês Esparteiro Araújo

Política Joaquim Jorge

A polémica em torno do imposto sobre o património imobiliário tem dado que falar e agora foi a vez de Joaquim Jorge manifestar a sua opinião sobre o assunto. Explicando que esta não é uma matéria que o “repugna”, afirmou tratar-se de “um bom começo de equidade e justiça social”.

“Infelizmente há uma justiça para ricos e uma justiça para pobres. Do mesmo modo, há uma justiça fiscal para ricos e outra para pobres. Os rendimentos dos empresários e das grandes empresas têm inúmeras formas (…) que beneficiam os que mais têm”, reiterou.

Para o fundador do Clube dos Pensadores, “não se trata de um ataque aos ricos” mas trata-se sim “de uma forma de quem mais tem, pagar um pouco mais”. Após as incendiárias declarações de Mariana Mortágua no sábado passado, Joaquim Jorge diz não entender “tanto alarido com esta situação”.

“No tempo de Sá Carneiro, grande político de matriz social-democrata, era esse o princípio: pagar mais quem tem mais. Isso não era um ataque aos mais ricos, mas que haja justiça social. Todavia, neste país, toda a gente sabe que quem tem mais poder económico consegue de forma sub-reptícia fugir ao Fisco e pagar menos”, frisou.

Alegando que “para haver um mínimo de coesão e justiça social” é preciso quem ganha mais, pagar mais e quem recebe menos, pagar menos”, no entender de Joaquim Jorge, “deveria ser assim que as coisas funcionariam numa sociedade democrática e igualitária”. Contudo, “todos sabemos que não é isso que acontece”, contrapôs.

“Sou a favor do novo imposto sobre o património imobiliário”, defendeu. “Quem não deve, não teme. Se eu porventura herdar e tiver uma conta bancária com 100 mil euros ou ao longo da minha vida fui amealhando poupança, não tenho problemas que tenham acesso à minha conta e entendam de onde o dinheiro é proveniente”.

Foi na semana passada, recorde-se, que PS e Bloco de Esquerda chegaram a acordo para a criação de um novo imposto, que deverá abranger apenas os imóveis de valor mais elevado, isto é, acima dos 500 mil euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório