Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

"Alunos não são cobaias como se estivessem num laboratório"

Fundador do Clube dos Pensadores manifesta-se contra uma alteração ao calendário escolar de três para dois semestres.

"Alunos não são cobaias como se estivessem num laboratório"
Notícias ao Minuto

11:32 - 16/09/16 por Anabela de Sousa Dantas

País Joaquim Jorge

Joaquim Jorge defende que não devem ser feitas alterações legislativas ao longo do percurso escolar do aluno, falando especificamente do calendário escolar, que “mais de metade dos diretores dos agrupamentos escolares (54,1%) concorda” que passe para apenas dois semestres.

“Deveria existir uma lei que não o permitisse fazer”, afirma o fundador do Clube dos Pensadores, em email enviado ao Notícias ao Minuto.

Para Joaquim Jorge, os “alunos não são cobaias de experimentação como se estivessem num laboratório. São seres humanos que têm ‘quereres’, ‘vontades’, ‘sentimentos’ e que exigem ser tratados de igual modo.”

Embora não concorde com a alteração do calendário para dois semestres, explicando que os três semestres são necessários a “progressão do aluno” e para “a consolidação da matéria dada”, o biólogo é, no entanto, a favor do seu reescalonamento, passando as aulas a ter início nos primeiros dias de outubro.

“É preferível começar as aulas mais tarde, no início de Outubro. A minha geração teve sempre aulas iniciadas em Outubro e não foi por isso que não deixou e de atingir a excelência”, sublinhou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório