Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Dezoito concelhos do continente em risco máximo de incêndio

Dezoito concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Guarda e Viseu encontram-se hoje sob risco 'Máximo' de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Dezoito concelhos do continente em risco máximo de incêndio
Notícias ao Minuto

06:04 - 09/09/16 por Lusa

País IPMA

De acordo com o IPMA, em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Monchique (Faro), Mação, Sardoal (Santarém), Vila de Rei, Oleiros e Sertã (Castelo Branco), Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande e Castanheira de Pera (Leiria), Arganil, Góis e Pampilhosa da Serra (Coimbra), Sabugal, Guarda e Celorico da Beira (Guarda), Sernancelhe, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva (Viseu).

O Instituto colocou também em risco elevado e muito elevado de incêndios vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.

Quanto à Madeira, o Instituto colocou os concelhos de Machico e Santa Cruz em risco elevado de incêndio e o resto da ilha e do Porto Santo em risco moderado.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade no litoral norte e centro a partir do meio da tarde, vento fraco a moderado predominando de noroeste, soprando moderado a forte com rajadas até 60 quilómetros por hora, no litoral a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas das regiões centro e sul, em especial durante a tarde.

Está também prevista uma pequena descida da temperatura mínima.

Na Madeira estão previstos períodos de céu muito nublado, aguaceiros em geral fracos, em especial nas vertentes norte e terras altas até ao fim da manhã, vento moderado de nordeste, soprando por vezes forte nas terras altas durante a tarde e pequena descida da temperatura máxima.

Para os Açores a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos, mais frequentes na madrugada e manhã e vento do quadrante oeste bonançoso a moderado.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 17 e 25 graus Celsius, no Porto entre 12 e 23, em Vila Real entre 12 e 27, em Viseu entre 11 e 26, em Bragança entre 13 e 28, na Guarda entre 11 e 24, em Castelo Branco entre 15 e 31, em Santarém entre 15 e 28, em Beja entre 13 e 29, em Évora entre 13 e 30, em Faro entre 17 e 31, no Funchal entre 22 e 26, em Ponta Delgada entre 22 e 26, na Horta entre 18 e 26 e em Santa Cruz das Flores entre 18 e 25.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório