Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Dinamarca vai comprar Panamá Papers para 'honrar' contribuintes

"Devemos isso aos nossos contribuintes, que pagam os seus impostos fielmente".

Dinamarca vai comprar Panamá Papers para 'honrar' contribuintes
Notícias ao Minuto

20:02 - 07/09/16 por João Oliveira

Mundo Offshore

O governo dinamarquês pretende comprar toda a informação disponível e ainda não divulgada relativamente aos Panamá Papers, a compilação informativa que reúne provas de que milhares de empresas fugiram aos impostos através de paraísos fiscais.

O anúncio foi feito pelo ministro das finanças Karsten Lauritzen que, citado pela BBC, diz que o país “deve isso ao todos os contribuintes dinamarqueses, que fielmente pagam os seus impostos”.

A decisão, contudo, já mereceu a reprovação por parte dos partidos da oposição, que dizem ser uma atitude “profundamente repreensível”.

A mesma fonte adianta que o governo dinamarquês irá gastar algo como 1,2 mil milhões de euros para ter acesso a este tipo de informação, de modo a saber quais as entidades daquele país que estão envolvidas neste escândalo de evasão fiscal.

“Devemos tomar as medidas necessárias para apanhar aqueles que fogem aos impostos e escondem as suas fortunas em sítios como o Panamá. Por isso, acreditamos que estamos a fazer uma boa compra por informação que nos é útil”, diz o ministro.

Acredita-se que países como a França, Alemanha e o Reino Unido tenham pago por este tipo de informações, mas a Dinamarca, a concretizar esta decisão, será o primeiro país a pagar diretamente à Mossack Fonseca (empresa no centro de todas as investigações) para que lhes sejam facultados os documentos que comprovam como, quando, quanto e onde algumas das entidades do país esconderam milhares – possivelmente milhões – de euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório