Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Ir ou ficar? O drama das crianças sírias, numa simples ilustração

O drama de quem fica ao lado do drama de quem foge. Artista sudanês recorda Aylan Kurdi após fotografia de um menino sírio ferido correr o mundo.

Notícias ao Minuto

07:26 - 19/08/16 por Goreti Pera

Mundo Síria

A primeira surgiu em setembro de 2015 e fez o mundo despertar para o drama dos refugiados que fugiam (e continuam a fugir) de zonas de conflito. Um ano depois, uma nova fotografia de um menino sírio choca o mundo.

Omran Daqneesh é o rosto que retrata a brutalidade da guerra na Síria. A imagem que tem sido amplamente difundida pelos media de todo o mundo foi captada momentos após um bombardeamento aéreo, em Aleppo.

Coberto de sangue e poeira, o menino sírio espera, sentado numa ambulância, ser assistido pelas equipas médicas. Sem lágrimas, o seu olhar vazio transmite apenas pânico e desorientação.

Um artista sudanês residente em Doha, Qatar, criou uma ilustração baseada na história destas duas crianças que, tal como milhares de outras residentes na Síria, vivem um drama diário. Ficar ou partir é a escolha que, a cada dia que passa, têm de tomar.

‘As escolhas das crianças sírias’ é o nome da ilustração de Khalid Albaih, que coloca Omran Daqneesh ao lado de Aylan Kurdi. “A imagem descreve duas cenas de diferentes períodos temporais, mas a mesma guerra e luta do povo sírio e dos refugiados de guerra em todo o mundo”, explicou o artista à CNN, pai de crianças que “poderiam estar na mesma situação”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório