Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Sementes de chia. Por que deve comer e como usar

Os benefícios das sementes de chia são vários e a forma de uso também. Fique a conhecer melhor este superalimento.

Sementes de chia. Por que deve comer e como usar
Notícias ao Minuto

16:10 - 18/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Chia ou salvia hispanica. Este é o nome da planta (nativa da América do Sul) que dá origem às agora famosas sementes de chia, umas minúsculas bagas pretas que oferecem um vasto leque de nutrientes quando são ingeridas.

Conhecidas por adornarem os smoothies e papas de aveia que tanto são partilhados nas redes sociais, estas sementes assumem-se como ingrediente-chave das pessoas que procuram uma alimentação saudável e equilibrada.

Embora seja necessário algum cuidado na hora de consumir, a inclusão das sementes de chia da alimentação diária é uma forma fácil e eficaz de obter fibra, cálcio, magnésio, potássio, ácidos gordos ómega-3 e ainda proteína, como se lê no site Mind Body Green.

Mais concretamente, cerca de 28 gramas de sementes de chia fornece 138 calorias, oito gramas de gordura, 12 gramas de hidratos de carbono, 10 gramas de fibra e cinco gramas de proteína. No que toca a micronutrientes, a mesma quantidade é capaz de dar 18% da dose diária recomendada de cálcio, 27% da de fósforo, 30% da de magnésio e ainda alguma quantidade de potássio e zinco.

Os elevados níveis de antioxidantes são também de mencionar e fazem destas pequenas sementes ótimas aliadas na prevenção de doenças, como o cancro e a diabetes, uma vez que conseguem estimular a produção de células que lutam contra os radicais livres que atuam negativamente no organismo.

A inclusão diária destas sementes da alimentação ajuda a regular os níveis de colesterol, o que, por si só, é meio caminho andado para preservar a saúde do coração. Além disso, e por serem ricas em fibra, ajudam a controlar o apetite, prevenindo a obesidade e a diabetes, duas condições diretamente relacionadas com a má dieta.

Mas, como é que podem ser usadas as sementes de chia? De muitas formas. Além de servirem de topping para os smoothies, papas de aveia e sopas, as sementes de chia podem dar origem a um pudim bastante nutritivo ou a uma compota saudável e repleta de vitaminas, bastando cozer o fruto de eleição com um pouco de mel ou outro adoçante natural e adicionar, no final, a chia para dar consistência e valor nutricional.

Para as pessoas que seguem uma alimentação vegetariana ou vegan, a substituição do ovo é comummente feita com a mistura de farinha de linhaça e água. Mas a chia pode ser também uma opção, como diz o site. Para tal, basta triturar num processador de alimentos uma colher de sopa de chia – até formar um pó ou farinha – e adicionar três colheres de sopa de água, deixando repousar até obter uma consistência grossa.

Por fim, as sementes de chia podem ser ainda usadas na confeção de bolos, bolachas e pães.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório