Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Soldado turco golpista decapitado numa das pontes sobre o Bósforo

Tentativa de golpe de Estado por parte de militares falhou.

Soldado turco golpista decapitado numa das pontes sobre o Bósforo
Notícias ao Minuto

16:22 - 16/07/16 por Pedro Filipe Pina

Mundo Turquia

A última noite foi longa e tensa, na Turquia, após uma fação de militares ter tentado tomar o poder. Antes de regressar a Istambul, o presidente Erdogan apelou aos seus apoiantes para que saissem à rua e desafiassem o golpe de Estado. Foi o que aconteceu.

À medida que a noite se prolongou, percebeu-se que o golpe de Estado ia falhar. Noite dentro houve rendições em pontos estratégicos.

As pontes sobre o Bósforo, que ligam o lado oriental e ocidental de Istambul, estiveram sob controlo dos militares até serem retomadas pela polícia e apoiantes do presidente.

Numa das pontes, dá conta a imprensa britânica, imagens mostram a decapitação de um dos soldados que se tinha rendido. Terá sido morto por apoiantes do AKP, partido do governo.

Nas pontes sobre o Bósforo, há ainda a registar agressões a soldados golpistas, como atestam imagens captadas pela objetiva da Reuters (ver imagem).

Além de centenas de mortes nos confrontos da última noite, há ainda a registar a detenção de perto de três mil militares. Erdogan, no seu discurso após regressar ao país, foi claro: vem aí "limpeza" no exército.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório