Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Mostra de vídeo no Museu do Chiado aborda feminismo e lesbianismo

Uma mostra de vídeos criados por cerca de três dezenas de mulheres sobre as temáticas do feminismo, o lesbianismo e o transgénero é exibida a partir desta terça-feira no Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, em Lisboa.

Mostra de vídeo no Museu do Chiado aborda feminismo e lesbianismo
Notícias ao Minuto

15:37 - 09/04/13 por Lusa

Cultura Lisboa

Intitulada ‘Hetero QB’, a mostra tem curadoria de Emília Tavares e Paula Roush e vai apresentar até 30 de Junho uma selecção de trabalhos provenientes de países com realidades consideradas "periféricas", segundo as curadoras.

Turquia, Brasil, Estónia, Síria, Irão, Filipinas e índia são alguns dos países com mulheres representadas nesta mostra, entre elas também cerca de uma dezena de Portugal.

São "sociedades em que as tensões históricas, culturais, sociais, políticas e naturais sobre o género têm sido, nas últimas décadas, disputadas e reivindicadas sob outros moldes, desafiantes da própria história do movimento feminista", refere Emília Tavares, curadora do Museu do Chiado num texto sobre esta iniciativa inserida na programação da entidade.

A mostra procura apresentar ao público alguns dos debates mais importantes sobre as questões dos feminismos ou pós-feminismos, e a constituição de uma nova cultura de mentalidade.

"A teoria do género tem sido debatida e questionada em vários meios mais científicos e intelectualizados, mas a realidade é que também se instalou no debate público entre interrogação e condenação sobre os novos modelos de vivência da sexualidade, e o seu consequente enquadramento legal e político", sublinha Emília Tavares.

A programação desta mostra é composta por 12 secções, cujos títulos percorrem desde o ‘Puro Activismo’, ‘Ficções e Autoridade’, ‘Vestir a Liberdade’, ‘O Exotismo é uma Arma’, ‘O Corpo Político’, ‘O Sexo da História’, ‘As Mulheres Voltam Sempre a Casa’, ‘Família, Intimidade e Mundo’, ‘Corpos Desviantes’, ‘Interromper Círculos’, ‘Sim, Provocar, Sim’, ‘Histórias de Encantar’.

‘Hetero QB’ abre com a obra ‘Difficult Love’ (2010) (Amor Difícil, em tradução livre), de Zanele Muholi & Peter Goldsmid (África do Sul), e prossegue com, entre outras, a obra de Mare Tralla (Estónia) ‘Crazy Love’ (2011) (Amor Louco), e uma obra de Roberta Lima (Brasil) ‘Please help yourself,’ ( 2008), (Por Favor Sirva-se), ou de Nisrine Boukhari (Síria), ‘The Veil’ (2006) (O Véu).

De Portugal, há vídeos de Carla Cruz, ‘Que Quem Está Ferido não se Recolha, Antes Despeje o seu Sangue no Mundo’ (2009), Ana Pissarra, ‘Neptunismo’ (2013), Célia Domingues, ‘Sem Título’ (2002), ou Susana Mendes Silva, ‘Did I hurt you?’ (2006) (Magoei-te?), de Maria Lusitano ‘Mulher Moderna’ (2005), ou ainda, de Moçambique, o trabalho da artista Maimuna Adam intitulado ‘Fazer a mala’ (2011).

Hoje, às 18h30, no lançamento da mostra internacional de vídeo estarão presentes, no Museu do Chiado, o director da entidade, Paulo Henriques, as curadoras, e ainda a socióloga Cristina Duarte e o investigador João Oliveira para falar sobre os temas do programa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório