Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Salgado condenado a multa de 4 milhões e proibido de trabalhar na banca

Ex-líder do Banco Espírito Santo foi condenado pelo Banco de Portugal a uma das penas mais pesadas de sempre. Informação é avançada pelo jornal Expresso.

Salgado condenado a multa de 4 milhões e proibido de trabalhar na banca
Notícias ao Minuto

18:14 - 03/06/16 por Bruno Mourão com Ana Lemos

Economia BdP

A mão do Banco de Portugal foi muito pesada para Ricardo Salgado na sequência do processo de investigação sobre as alegadas infrações cometidas pela antiga liderança do Banco Espírito Santo.

De acordo com o Expresso, o antigo homem-forte do império familiar foi condenado a 10 anos sem exercer qualquer atividade no setor bancário e a uma multa de 4 milhões de euros devido a cinco atos ilícitos referentes à venda de dívida da Espírito Santo International a clientes do antigo BES e da ESAF. Numa investigação com mais de 100 testemunhas e 800 páginas de detalhes, o Banco de Portugal expõe várias provas da alegada falsificação de contas da Espírito Santo International pela administração, com Ricardo Salgado como figura de proa.

O ex-líder do BES foi considerado culpado e teria direito a uma multa de 5,5 milhões de euros, mas segundo a legislação vigente na altura dos ilícitos, a coima máxima era de 4 milhões, sendo esse o valor a aplicar.

A decisão relativa aos restantes 14 administradores do antigo BES não foram reveladas pelo Expresso, mas é certo que receberam penalizações menores do que Ricardo Salgado. Todas as condenações do Banco de Portugal podem ser alvo de recurso na Justiça nacional.

Economia ao Minuto tentou contactar o Banco de Portugal e o advogado de Ricardo Salgado para obter reações à notícia. Até agora apenas foi possível obetr resposta da defesa de Salgado, que fala numa "farsa" e numa "decisão de uma parte interessada, que estava já pré-definida antes do suposto apuramento dos factos".

[Notícia atualizada às 18h30]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório