Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Dia da Asma: Desconhecimento afeta qualidade de vida dos doentes

A Associação Portuguesa de Asmáticos promove campanha de sensibilização para a asma grave para melhorar a informação junto dos doentes e aumentar o controlo desta doença.

Dia da Asma: Desconhecimento afeta qualidade de vida dos doentes
Notícias ao Minuto

12:04 - 03/05/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Alerta

A campanha com o mote ‘Eu tenho a asma grave na mão’ insere-se nas comemorações do Dia Mundial da Asma que se assinala hoje, dia 3 de maio.

“Quando a asma não está controlada, os doentes sentem uma limitação da sua qualidade de vida, sendo a doença causa frequente de faltas à escola ou ao trabalho, recursos ao serviço de urgência e internamentos hospitalares”, destaca Mário Morais de Almeida, imunoalergologista e presidente da Associação Portuguesa de Asmáticos.

“Se toma medicação de crise (‘SOS’) mais do que uma vez por semana, se tem mais do que uma noite mal dormida por mês e mais do que uma crise asmática por ano é possível que a sua asma não esteja controlada, pelo que deve consultar o médico”, alerta o especialista.

E acrescenta: “A limitação da qualidade de vida, incluindo da realização de atividades desportivas, é frequente. Tosse, pieira ou dificuldade em respirar desencadeadas pelos esforços físicos, riso ou choro são características de uma asma que não está controlada”, esclarece Mário Morais de Almeida em comunicado.

“Quase metade dos doentes já diagnosticados está mal controlada. E para controlar melhor é preciso tratar melhor e, infelizmente, quase 80% dos casos de asma grave não cumprem bem a medicação ou não têm acesso à medicação mais eficaz!”, conclui o presidente da Associação Portuguesa de Asmáticos.

Estima-se que a asma afete cerca de 700 mil portugueses, estimando-se que 10% correspondam a casos de asma grave, os quais são responsáveis por mais de 50% dos custos totais desta doença. Esta doença é ainda responsável por mais de 50 mil hospitalizações por ano na Europa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório