Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Aviso FMI: Portugal precisa de mais austeridade para cumprir défice

Organização liderada por Christine Lagarde continua a dar sinais de pessimismo em relação a Portugal. Depois da revisão em baixa das previsões para a economia e Execução Orçamental, chega um alerta preocupante.

Aviso FMI: Portugal precisa de mais austeridade para cumprir défice
Notícias ao Minuto

15:20 - 15/04/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Alerta

A neglicência orçamental dos últimos dois anos colocou Portugal "numa situação difícil", e por isso, "são necessárias medidas adicioanis para atingir a meta do défice". O raciocínio é de Poul Thomsen, diretor do departamento europeu do FMI, e faz antever meses difíceis com mais cortes a afetarem os portugueses.

A notícia está a ser avançada pela RTP, citando declarações do economista do FMI. O aviso surge três dias depois dos primeiros sinais de descontentamento dados pelo Fundo Monetário em relação à estratégia orçamental definida pelo programa do Governo de António Costa.

"Portugal está a caminhar pelo rumo errado", começou por dizer o responsável do Fundo Monetário em conferência de imprensa esta sexta-feira, antes de falar numa tendência de "relaxamento orçamental nos últimos dois anos" que coloca Portugal em situação difícil mesmo depois da implementação de "reformas estruturais importantes".

Para Poul Thomsen, o alívio da contenção "vai claramente na direção errada para um país que não tem margem orçamental e tem uma dívida elevada".

Na passada terça-feira, os especialistas do FMI reviram em baixa o crescimento previsto em Portugal este ano e até 2020, para além de preverem um deslize nas contas públicas superior ao objetivo do Executivo. Enquanto Mário Centeno e António Costa apontam para um défice de 2,2% do PIB negociado com os parceiros de Bruxelas, o Fundo Monetário Internacional garante que sem austeridade, as perdas orçamentais vão chegar aos 2,9%.

[Notícia atualizada às 15h45]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório