Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Fumar durante a gravidez tem impacto no ADN do bebé

O vício pode levar a mudanças epigenéticas a nível pulmonar e de sistema nervoso, situações que se verificam ao longo da vida.

Fumar durante a gravidez tem impacto no ADN do bebé
Notícias ao Minuto

09:05 - 05/04/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Carreira

A saúde do bebé pode ficar comprometida quando a mãe fuma durante a gravidez. O novo alerta é dado por um estudo norte-americano que indica que o vício pode causar uma modificação química do ADN do feto, especialmente a nível pulmonar e de sistema nervoso – situações que se mostram notórias ao longo da vida.

Publicado na revista American Journal of Human Genetics, o estudo levado a cabo por dois institutos dos Estados Unidos revela que o cordão umbilical dos recém-nascidos cujas mães fumaram durante a gravidez continha uma série de mutações epigenéticas, algo que não foi observado nos casos em que as mães não fumaram.

Estas mutações afetam a forma como o ADN funciona, mas não interferem com o código genético, contudo, podem ter um impacto a longo prazo na saúde e as que foram encontradas nos bebés são idênticas às presentes no ADN de um fumador de longa data.

Estas alterações encontradas foram associadas a algumas doenças, entre elas o cancro, o autismo, a epilepsia e os distúrbios mentais.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório