Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Conselho da Europa defende fim de partidos que utilizem o discurso do ódio

O Conselho da Europa recomenda aos seus Estados que equacionem "a possibilidade de proibir ou dissolver" os partidos políticos "que utilizem o discurso do ódio", respeitando sempre o direito de associação.

Conselho da Europa defende fim de partidos que utilizem o discurso do ódio
Notícias ao Minuto

06:30 - 21/03/16 por Lusa

Política Decisão

A propósito do Dia Internacional para a eliminação da discriminação racial, a Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho (ECRI) publica hoje as linhas diretrizes sobre como prevenir o discurso do ódio e do incentivo à violência.

Nas suas recomendações, a Ecri inclui cortar "todo o tipo de financiamento e apoio público" a esses partidos e outras associações, sem citar exemplos nem dar pistas sobre a quais se refere.

O organismo do Conselho da Europa propõe uma reação rápida face aos discursos de ódio, uma forma dos meios de comunicação se autorregularem contra estes fenómenos e a sensibilização sobre as perigosas consequências do incitamento à violência.

Propõe ainda "penalizar os atos mais extremos" como último recurso.

Para a Ecri, o chamado discurso de ódio baseia-se num "pressuposto injustificado de que uma pessoa ou um grupo são superiores a outros". E essa crença incita a atos de violência ou discriminação, mina o respeito pelos grupos minoritários e danifica a coesão social.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório