Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Uma plataforma onde a queixa abre caminho à solução

Hoje celebra-se o Dia do Consumidor.

Uma plataforma onde a queixa abre caminho à solução
Notícias ao Minuto

15:50 - 15/03/16 por Pedro Filipe Pina

País Portal da Queixa

Não é só junto da Deco ou num Livro de Reclamações que os consumidores portugueses podem fazer ouvir as suas queixas. Pode também fazer as suas queixas online. E não falamos de uma reclamação feita numa qualquer caixa de comentários numa rede social.

O Portal da Queixa apresenta-se como uma "rede social de consumidores em Portugal". A plataforma tem novo site mas o lema é o mesmo: ir "do problema à solução".

Quem entra no site depara-se com um motor de pesquisa muito simples. Pode-se, por exemplo, escrever um setor de relevo, como energia ou saúde, e descobrir as dezenas de empresas que surgem. Não se estranhe se uma grande empresa surgir com maiores reclamações nem tão pouco haver pequenas empresas cujo curriculum é, ainda, incólume.

Já a taxa de resposta pode ser variável. E é este seguimento que é dado (ou não) às reclamações que permite que uma grande empresa, que, por ter mais clientes, é também alvo potencial de mais queixas, possa ainda assim ter avaliações muito positivas: basta que as reclamações feitas tenham uma taxa de resposta alta, que permita melhorar os índices de satisfação dos clientes.

Em comunicado, num dia em que se celebra o Dia do Consumidor, o Portal da Queixa dá conta das funcionalidades do novo site, relembrando ainda que "o processo de reclamação no portal é gratuito, muito simples, rápido e cómodo".

O site conta ainda com dois lados da moeda. De um lado, estão os utilizadores que se inscrevem, podendo assim fazer a sua queixa. O facto de ser necessário o registo ajuda a evitar que a plataforma seja desvirtuada, com queixas falsas. Do outro lado estão as empresas, marcas e até entidades públicas inscritas, que são já quase 2.500, dá conta o Portal da Queixa.

O site realça ainda que tem já perto de 50 mil utilizadores inscritos, registando já mais de 26 mil reclamações.

As empresas e marcas aqui inscritas recebem a informação de que há uma reclamação, podendo assim dar seguimento à queixa graças à informação que lhes chegou, via plataforma.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório