Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

O que acontece ao corpo quando deixa de fumar

Conheça as fases por que passa o seu corpo até conseguir largar o vício do cigarro.

O que acontece ao corpo quando deixa de fumar
Notícias ao Minuto

13:01 - 15/03/16 por Vânia Marinho com Elsa Pereira

Lifestyle Saúde

Por todo o mundo os fumadores são inúmeros mas muitos começam já a tentar largar o tabaco e outros aventuram-se no caminho de tentar deixar de fumar.

Para que perceba melhor o impacto que deixar de fumar tem no organismo e para dar força a quem procura abandonar o tabagismo, o Daily Star  listou o que acontece ao corpo depois do último cigarro (desde uns minutos a 15 anos depois).

Nos primeiros 20 a 30 minutos: A sua pulsação e tensão arterial vão começar a ‘cair’ e vai ficar com os pés e as mãos mais quentes.

Oito horas depois: Os níveis de monóxido de carbono no seu sangue irão baixar e os níveis de oxigénio irão aumentar.

Dois dias depois: Conseguirá cheirar e saborear melhor à medida que os seus sentidos ficam melhores.

Três dias depois: A sua respiração fica mais fácil à medida que as capacidades funcionais dos pulmões aumentam. Os seus brônquios também ficam relaxados.

Entre duas semanas e três meses: A sua circulação sanguínea, função pulmonar e estaminal começam a melhorar e o seu risco de ataque cardíaco começa a diminuir.

Entre um e nove meses: A tosse de fumador terá desaparecido, bem como qualquer falta de ar ou dificuldade em respirar. Os seus pulmões estarão mais saudáveis e capazes de se manter limpos. Vai ser mais fácil caminhar e terá mais energia.

Um ano depois: Depois de largar a nicotina durante um ano o risco de doença cardiovascular será 50% inferior ao risco que tinha enquanto fumador.

Cinco anos depois: O risco de desenvolver cancro na boca, na garganta, no esófago ou na bexiga ou de ter um acidente vascular cerebral terá reduzido drasticamente cinco anos depois do último cigarro.

Dez anos depois: O risco de doença pulmonar terá diminuído e terá o mesmo risco de ter um cancro no pâncreas que um não fumador.

15 anos depois: Quase vinte anos depois do seu último cigarro, o risco de doença cardíaca e morte vai finalmente cair para um nível semelhante ao de um não fumador.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório