Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Canja de galinha é o melhor 'remédio' para as constipações

As avós têm sempre razão e a canja de galinha dada aos netos quando estão doentes é prova disso.

Canja de galinha é o melhor 'remédio' para as constipações
Notícias ao Minuto

19:10 - 23/12/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

Com as temperaturas a descer a pique, são muitas as pessoas que ficam à mercê de resfriados e até mesmo de gripes mais severas. Na hora de tratar desta doença tão comum do inverno, nada como uma boa e quente canja de galinha.

Quem o diz – além de todas as avós – é a médica e docente da Universidade de Hull Juliane Schalg, que defende que a canja de galinha é um autêntico ‘elixir’ contra as constipações.

Esta iguaria ‘terapêutica’ - comum em vários países do mundo e das mais variadas formas - foi já alvo de estudo pela ciência e o efeito benéfico para a saúde foi comprovado, embora não se tenha conseguido alcançar uma conclusão sobre o porquê da canja em especifico e não de outro tipo de sopa.

Eis o que a ciência sabe sobre a canja de galinha

Em 1978, Marvin Sackner concluiu que beber canja de galinha ajuda a limpar o congestionamento do nariz, sendo esta sopa mais eficaz do que beber água quente ou fria. Dois anos mais tarde, em 1980, Irwin Ziment concluiu que comer canja de galinha torna a mucosa mais fina, o que melhorar o trabalho pulmonar.

Em 2000, Stephen Rennard seguiu o estudo da década de 80 e concluiu que a canja de galinha reduz o muco nos pulmões, melhorando ainda a ação das células brancas no combate contra as constipações, lê-se no Daily Mail.

Dependendo do tempo de cozedura, a canja de galinha pode ainda ter um efeito anti-inflamatório e calmante, duas propriedades importantes no combate à gripe.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório