Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Dez importantes factos sobre a 'vitamina da energia'

A vitamina B12 é a maior fonte de energia que pode ser dada ao corpo.

Dez importantes factos sobre a 'vitamina da energia'
Notícias ao Minuto

08:30 - 18/12/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Vitamina B12

É uma das muitas vitaminas do complexo B, mas das mais fundamentais para o corpo. ADN, nervos, células, cérebro e sistema imunitário são os principais pontos de atuação da vitamina B12, a mais importante para o funcionamento do metabolismo.

Conta a revista Health que esta vitamina é apenas obtida com a ingestão de alimentos de origem animal, como carne, peixe, ovos, leite e derivados e que a sua carência no organismo provoca sintomas como exaustão, problemas cardíacos e declínio cognitivo.

Para ajudar a compreender melhor em que medida a carência desta vitamina é prejudicial para a saúde, a Health listou os principais factos acerca da vitamina B12.

1. Os vegetarianos e adeptos de uma alimentação vegan são dos que mais facilmente sofrem da falta desta vitamina, uma vez que não consomem alimentos de origem animal (a principal fonte de vitamina B12). Apostar em suplementos ou alimentos enriquecidos em nutrientes são duas opções para evitar a carência da vitamina.

2. As pessoas com mais de 50 anos são igualmente um grupo de risco, uma vez que a partir desta idade a produção de ácido no estômago é menor, o que dificulta a absorção desta vitamina.

3. Cansaço, confusão e fraqueza são os primeiros sintomas associados à falta da ‘vitamina da energia’.

4. Os medicamentos para a azia podem ser um dos causadores da deficiência de vitamina B12 também devido ao impacto que exercem na produção de ácido estomacal.

5. A falta de vitamina B12 é, muitas vezes, confundida com demência, uma vez que provoca o declínio cognitivo, a confusão e a desorientação.

6. As mulheres que tomam a pílula podem também correr sérios riscos de ter pouca vitamina B12 no corpo, principalmente quando o fármaco possui elevados valores de estrogénio.

7. A ingestão regular e exagerada de bebidas alcoólicas pode também levar a uma deficiência de vitamina B12, pois o álcool afeta diretamente a produção de ácido no estomago, o que deixa a absorção da vitamina menos eficaz.

8. A carência de vitamina B12 pode provocar anemia perniciosa, um tipo específico de anemia e dos mais perigosos.

9. Somente um teste sanguíneo é capaz de identificar a carência deste nutriente.

10. Uma vez que é fundamental para o bom funcionamento do sistema imunitário, a carência de vitamina B12 pode estar na origem do seu enfraquecimento que, por seu turno, pode levar ao aparecimento de outras doenças.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório