Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Alemães 'à caça' de médicos, informáticos e cozinheiros em Portugal

O roadshow alemão, ‘Welcome to Germany Tour’, arrancou esta semana no Minho, passou ontem por Lisboa e termina na próxima sexta-feira no Algarve. O objectivo é recrutar portugueses profissionais nas áreas da saúde, informática, mecânica, canalização ou cozinha, que estejam interessados em partir para a Alemanha, conta esta terça-feira o jornal i.

Alemães 'à caça' de médicos, informáticos e cozinheiros em Portugal
Notícias ao Minuto

08:23 - 26/02/13 por Notícias Ao Minuto

País Emprego

“O meu trabalho está em risco”, explica ao i um dos participantes na ‘Welcome to Germany Tour’, uma iniciativa conjunta entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e o governo alemão destinada a pessoas entre os 18 e os 35 anos, e que não constem entre os mais de 900 mil desempregados em Portugal.

“Isto é uma esperança”, “quero procurar oportunidades e agarrá-las quando as encontrar”, “venho em busca de uma nova vida, de mais conhecimentos e oportunidades fora do País”, confessam outros participantes nesta iniciativa que procura recrutar jovens engenheiros electrotécnicos, informáticos, canalizadores, mecânicos, médicos, enfermeiros, ou qualificados na área da hotelaria.

O roadshow da agência federal de emprego alemã já começou a percorrer o País de Norte a Sul. Depois do arranque no Minho, ontem (segunda-feira) chegou a Lisboa para três sessões de esclarecimento a interessados em prosseguir a sua vida profissional na Alemanha, mas também para oferecer bolsas de estudo até aos 800 euros.

Para os jovens portugueses, “o único senão é [mesmo] a língua”, o alemão. Ainda assim, muitos estão dispostos a esquecer esse ‘obstáculo’ e partir em busca de “uma nova vida”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório