Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Editora dedicada aos autores da diáspora procura poetas para antologia

A editora Oxalá, vocacionada para a publicação de obras de autores a viver fora do país, pretende reunir em livro poemas de portugueses na diáspora, numa antologia de poesia a ser publicada em 2016.

Editora dedicada aos autores da diáspora procura poetas para antologia
Notícias ao Minuto

15:20 - 12/11/15 por Lusa

Cultura Oxalá

"A antologia foi uma ideia que surgiu devido ao facto de termos recebido imensos pedidos de informação de poetas. Uma vez que as pessoas são confrontadas com as dificuldades no mercado da distribuição, decidimos que seria mais viável integrá-los numa antologia de poetas da diáspora", explicou Mário dos Santos, diretor do Grupo Portugal Post Verlag.

A editora, sediada em Dortmund, na Alemanha, foi criada em junho de 2015 e está associada ao Grupo Portugal Post Verlag que há 23 anos publica um jornal mensal dedicado à comunidade portuguesa na Alemanha.

Com 2,3 milhões de portugueses a viver fora do país, Mário dos Santos acredita que "na diáspora há muita gente que escreve com qualidade" e a Oxalá pretende fazer um trabalho de "descoberta desses autores".

"Numa antologia podemos inserir poetas de vários continentes, ver e sentir quais são as preocupações poéticas dos portugueses em diversos países" referiu Mário dos Santos, acrescentando que "a saudade é um elemento muito importante para quem escreve poesia na diáspora".

A editora está a receber poemas até dia 30 de abril de 2016 para depois proceder à publicação da I Antologia de Poetas Portugueses na Diáspora, sob coordenação editorial de Maria do Rosário Loures, poetisa com obra publicada em Portugal e na Alemanha.

A Oxalá dedica-se à edição de livros de portugueses na diáspora e pretende lançar quatro publicações até ao final do ano. "A Domadora de Camaleões" da jornalista Helena Ferro Gouveia, "Crónicas d'Agripina" da autora De minimis e um romance sobre o tema da violência doméstica, de Ana Cristina Silva, são três das obras a serem publicadas até final de dezembro de 2015.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório