Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Decore estes nomes. Vai precisar de os saber quando analisar um rótulo

Quando em causa está uma alimentação saudável, na basta apenas olhar para a cor e calorias dos alimentos.

Decore estes nomes. Vai precisar de os saber quando analisar um rótulo
Notícias ao Minuto

12:25 - 26/10/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cuidados

Corantes, conservantes, químicos, aditivos, compostos, componentes. Seja o que for, fuja!

Segundo o site Mind Body Green, são novo os componentes alimentares que devem ser evitados ao máximo e que devem estar no centro das atenções na hora de ler – e decifrar – os rótulos das embalagens.

1. Benzoato de sódio – Este aditivo usado como conservante em alguns sumos e refrigerantes pode desencadear o cancro quando entra em contacto com o ácido ascórbico (conhecido também como vitamina C). O agravamento da hiperatividade é outra das consequências.

2. Potássio bromato – este aditivo processado é comummente usado na confeção do pão e biscoitos, contudo está fortemente associado ao aparecimento de cancro em ratos e já está a ser proibido em alguns países.

3. Adoçantes e sabores artificiais – sucralose, sacarina e aspartame são apenas alguns dos componentes a evitar. Estes componentes, assim como os aromas artificais (como o de manteiga nas pipocas de micro-ondas) sintéticos em nada favorecem o valor nutricional do alimento e podem ainda ser originários do aparecimento precoce de Alzheimer.

4. Sorbato de potássio – é conhecido por dar mais vida aos alimentos e é presença frequente em queijos, gelados, bebidas de fruta e produtos assados, contudo, é considerado um produto tóxico para animais.

5. Acrilamida (ou propenamida) – este produto químico presente nos cereais de pequeno-almoço, bolachas, pães industrializados e processados é considerado, nos Estados Unidos, como um potenciador de cancro.

6. Óleo Vegetal Bromado (BVO) – este aditivo é conhecido por dar o sabor a citrinos a algumas bebidas, como as energéticas, porém é já proibido em alguns países da União Europeia e no Japão por estar associado ao aparecimento de problemas nervosos.

7. Nitrato de sódio – ou qualquer nitrato em geral. Este conservado usado em carnes processadas (como o bacon) é um potenciador de doenças cardíacas e diabetes.

8. Hidroxianisol butilado (BHA) e hidroxitolueno butilado (BHT) – preservam as gorduras e estão presentem em produtos como manteiga ou pastilha elástica, Embora sejam necessários ainda mais estudos, uma investigação norte-americana encontrou um cariz tóxico nestes dois componentes, podendo dar origem a vários tipos de cancro.

9. MSG* – frequentemente presente em enlatados, sopas pré-feitas, bebidas dietéticas, fast food, salsichas e alguns produtos embalados, este compontente estimula as papilas gustativas mas este aditivo pode provocar dores de cabeça, dor no peito, dormência e palpitações cardíacas.

*Segundo a publicação, o MSG pode ser encontrado em vários componentes: glutamato monossódico, maltodextrina, caseinato de sódio, levedura autolisada, proteína vegetal autoisada, proteína vegetal hidrolisada, extrato de levedura e até mesmo ácido cítrico.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório