Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Verão começa no domingo e acima dos 30 graus

O verão começa no domingo com temperaturas máximas a rondar os 35 graus Celsius, mas no sábado os termómetros deverão chegar perto dos 40 em algumas zonas do país, disse à Lusa o meteorologista Bruno Café.

Verão começa no domingo e acima dos 30 graus
Notícias ao Minuto

12:28 - 18/06/15 por Lusa

País Calor

"O verão vai começar com calor. Os próximos dias vão ser marcados pelas temperaturas elevadas, o que levou já o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar oito distritos sob aviso amarelo", adiantou o meteorologista.

O IPMA colocou hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, os distritos de Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja devido à previsão de persistência de valores elevados das temperaturas máximas.

"Ainda hoje, o IPMA vai estender o aviso de calor aos distritos de Portalegre e Coimbra", salientou.

De acordo com Bruno Café, para os próximos dias está previsto céu pouco nublado ou limpo, com a temperatura máxima a subir.

"Sábado será o dia mais quente, prevendo-se em Lisboa e Vale do Tejo temperaturas entre os 35 e os 38 graus e no interior do Alentejo entre 37 e 39 graus. O resto do território também vai estar com máximas acima dos 30 graus", adiantou.

O meteorologista do IPMA indicou também que no domingo, dia em que começa o verão, as temperaturas vão descer ligeiramente, em especial no litoral, mas ainda vão estar acima dos 30 graus.

"A alteração do estado do tempo começará a ocorrer no domingo com uma rotação do vento para quadrante oeste, entrada de ar marítimo e a descida gradual da temperatura principalmente na segunda e terça-feira com aumento de nebulosidade, e instabilidade no interior com aguaceiros", adiantou Bruno Café.

Apesar da ligeira mudança no domingo, segundo o IPMA, as temperaturas vão variar entre os 30 e os 35 graus no norte e centro e a região sul deverá chegar aos 38.

"Na segunda-feira vamos ter uma descida na generalidade do território de 2 a 5 graus e na terça-feira mais 4 a 6 graus. Nenhum distrito do país terá temperaturas acima dos 30 graus", frisou.

De acordo com informação disponível na página da Internet do Observatório Astronómico de Lisboa, o verão começa no domingo às 17:38.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório