Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Sabia que a cor da urina pode indicar se tem cancro?

De acordo com o apurado pelo Daily Mail junto de alguns urologistas, se a urina for de cor rosa ou avermelhada, pode ser indicador de cancro no sistema urinário.

Sabia que a cor da urina pode indicar se tem cancro?
Notícias ao Minuto

18:08 - 14/04/15 por Notícias ao Minuto

Mundo Fisiologia

A cor da urina pode ter implicações na sua saúde, conta o Daily Mail, que recorreu a especialistas para descobrir o que cada cor pode significar.

Amarelo pálido. Numa amostra de urina normal e saudável, 96% é composta por água e o resto são desperdícios. Esta é a cor normal da urina. “Se a urina estiver numa garrafa transparente, deve ser capaz de ler um jornal através dela”, adiantou um urologista à mesma publicação.

Clara. Se é uma pessoa que bebe muita água, esta vai diluir os pigmentos amarelados da urina, tornando-a mais transparente. Não é um problema, mas atenção: cerca de uma em cada 25 mil pessoas sofre de diabetes insípida e esta doença pode tornar a urina mais clara.

Amarelo forte. Quando a urina ganha esta cor, tem a ver com suplementos vitamínicos. Alguns nutrientes têm vitaminas que o corpo demora mais tempo a digerir.

Laranja. Se a urina está desta cor é porque se encontra desidratado. Comer comida com muito sal também pode tornar a urina desta cor.

Azul. A explicação mais provável é que tenha comido coisas com este pigmento, como gelados ou bolos. Alguns pigmentos são mais complicados de serem absorvidos pelos intestinos.

Verde. Esta cor aparece quando existem bactérias, podendo também surgir com colorações azuis-esverdeadas, entre verde e amarelo ou entre vermelho e castanho.

Rosa ou vermelha. Pode ser originada por comidas com este pigmento, como a beterraba. No entanto, se tiver a urina vermelha, deve consultar um urologista. Pode ser sinal de problemas nos rins ou de um cancro no sistema urinário.

Roxa. A urina roxa pode ser significado de uma doença chamada porfíria. Outros sintomas incluem problemas do sistema nervoso, problemas nos músculos ou problemas de ordem mental.

Castanha ou preta. Esta cor pode ser causada por um componente presente na maior parte dos laxantes.

Esbranquiçada. Quando a urina está desta cor, a razão mais comum é infeção urinária. No caso dos homens, a urina pode ficar com um aspeto esbranquiçado após as relações sexuais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório