Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Festivais 'Guiões', 'Arouca Film' e 'Cinanima' com inscrições abertas

O período de inscrição para o Arouca Film Festival, o Guiões e o Cinanima, três dos principais festivais de índole cinematográfica no norte do distrito de Aveiro, está já a decorrer.

Festivais 'Guiões', 'Arouca Film' e 'Cinanima' com inscrições abertas
Notícias ao Minuto

12:22 - 23/03/15 por Lusa

Cultura Cinema

Os três eventos têm públicos distintos, na medida em que o Arouca Film Festival privilegia as curtas-metragens, enquanto o Guiões, em S. João da Madeira, aposta em textos que possam ser adaptados para cinema e o Cinanima, em Espinho, se centra no cinema de animação.

No primeiro caso, o Arouca Film Festival recebe até 15 de maio as candidaturas à sua 13.ª edição, que irá realizar-se de 11 a 13 de setembro e distinguir "novos projetos e produções cinematográficas independentes", selecionados pela sua "inovação e criatividade".

O Guiões - Festival Internacional do Guião Cinematográfico de Língua Portuguesa, por sua vez, tem inscrições abertas até 30 de junho e terá a 21 de novembro deste ano apenas a sua segunda edição, depois de uma estreia a que concorreram 281 autores de diferentes países da lusofonia.

Luís Campos, diretor do certame, declarou hoje à Lusa que a missão primordial do evento continua a procurar resolver dois problemas: "os baixos índices de criação e de produção cinematográfica em Língua Portuguesa" e a dificuldade sentida por "guionistas talentosos" em aceder a agentes, produtores, realizadores e investidores.

O festival pretende também solucionar o problema inverso, das "queixas" desses mesmos agentes, produtores, realizadores e investidores quanto aos obstáculos encontrados na busca por "guiões com potencial, quando normalmente eles próprios não aceitam ou leem submissões de guiões não solicitados".

Ao funcionar como intermediário no processo, o Guiões propõe-se assim aumentar a exposição dos textos de qualidade, o que a vencedora da edição de 2014 diz ter comprovado em poucos dias. "Ainda estou impressionada com a repercussão do prémio", admite a brasileira Camila Augustini, citada pela organização do festival.

"Já passei por vários festivais com este projeto [de 'O Homem Descalço'] e em nenhum deles tive um retorno tão rápido" continua a guionista. "[Em menos de uma semana] já quatro pessoas me escreveram pedindo para ler o roteiro, inclusive uma produtora, e esta é a principal dificuldade de roteiristas independentes - (...) diminuir a distância entre os projetos escritos e sua realização na tela grande", defende.

Quanto à 39.ª edição do Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, espera superar até 10 de julho as 1300 inscrições registadas na edição de 2014.

"É um dos festivais parceiros da Cartoon para efeitos da atribuição do Cartoon D'Or, que premeia a Melhor Curta-Metragem de Animação Europeia, e está qualificado pela Academy of Motion Pictures Arts and Sciences como um dos festivais cujo vencedor pode ser candidato ao Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação", realçam os organizadores do evento.

Para efeitos de candidatura à edição de 9 a 15 de novembro deste ano serão assim aceites "obras concluídas após 1 de janeiro de 2014 e que não tenham ainda sido apresentadas para seleção em edições anteriores do festival".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório