Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Portugal condena veementemente ataque contra jornal

O Governo português condenou hoje veementemente o ataque contra o jornal satírico francês 'Charlie Hebdo', que causou 12 mortos e 20 feridos, e adiantou que a embaixada portuguesa está a acompanhar a situação, desconhecendo-se ainda se existem vítimas portuguesas.

Portugal condena veementemente ataque contra jornal
Notícias ao Minuto

13:45 - 07/01/15 por Lusa

País Atentado

Dois homens armados com uma 'kalashnikov' e um 'lança-rockets' atacaram hoje a redação do jornal satírico francês 'Charlie Hebdo', em Paris, gritando "vingámos o profeta", segundo testemunhas citadas por uma fonte policial.

O ataque causou 12 mortos, entre os quais dois agentes policiais, além de 20 feridos, dos quais quatro em estado grave, de acordo com o mais recente balanço.

Em comunicado divulgado pelo ministério dos Negócios Estrangeiros, o Governo português "condena veementemente o violento atentado ocorrido hoje em Paris" e "lamenta profundamente a perda de vidas humanas".

"Não havendo ainda indicação quanto à identidade das vítimas, as autoridades portuguesas estão a acompanhar a situação a partir da embaixada de Portugal em Paris e do consulado geral naquela cidade, estando em contacto permanente com as autoridades francesas", acrescenta a nota do Palácio das Necessidades.

O Governo português expressou ao executivo francês e às famílias das vítimas "as mais sinceras condolências e profunda solidariedade".

O ministério de Rui Machete disse ainda esperar que "os suspeitos deste ato bárbaro sejam rapidamente detidos, julgados e condenados".

O Presidente francês, François Hollande, deslocou-se ao local e denunciou um "ataque terrorista" de "extrema barbárie".

O gabinete do primeiro-ministro, Manuel Valls, anunciou que elevou o nível de alerta na região de Paris para o máximo, designado "alerta de atentado".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório