Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Pinto da Costa faz hoje 75 anos

O presidente mais titulado de sempre da história do futebol, Jorge Nuno Pinto da Costa, comemora, esta sexta-feira, 75 anos. Mas foi há 59 anos, no dia em que completou 16 anos de idade que tudo mudou, depois de receber como prenda de aniversário da avó materna um cartão de sócio do FC Porto.

Pinto da Costa faz hoje 75 anos
Notícias ao Minuto

09:26 - 28/12/12 por Notícias Ao Minuto

Desporto FC Porto

Às 6h10 do dia 28 de Dezembro de 1937 nasceu Jorge Nuno Pinto da Costa, o quarto filho de José Alexandrino e Maria Elisa, uma família da alta burguesia portuense.

De educação religiosa, Pinto da Costa fez a sua escola primária no Colégio Almeida Garrett, ao mesmo tempo que tinha aulas particulares de Inglês e Francês. Aos dez anos vai estudar para o Colégio das Caldinhas, em Santo Tirso. Mais tarde, aos 19 anos, regressa ao Porto, onde consegue o seu primeiro emprego, no Banco Português do Atlântico.

Não era um aluno brilhante, mas gostava de poesia e teatro. Jogou futebol como defesa central e escapou ao serviço militar na marinha ao emagrecer 18 quilos, conta o Jornal de Notícias (JN).

Mas foi no dia em que completou 16 anos, que tudo mudou. A sua avó materna ofereceu-lhe como prenda de aniversário um cartão de sócio do FC Porto, dando início a 59 anos de ligação ao clube, 30 dos quais como presidente.

Com pouco mais de 20 anos, Pinto da Costa é convidado pelo responsável pela secção de hóquei em patins para ocupar o lugar de vogal. Em 1962 passa a chefe de secção, cargo que a partir de 1967 passa a acumular com a chefia da secção de boxe, onde conhece Reinaldo Teles, na altura atleta da modalidade.

O primeiro cargo de direcção que ocupou nos ‘dragões’ foi entre 1969 e 1971, a convite de Afonso Pinto de Magalhães, como director das modalidades amadoras.

Estes foram apenas os primeiros passos de uma ligação de longos e felizes anos no FC Porto, que mudaram a história do clube e tornaram Pinto da Costa o presidente mais titulado de sempre da história do futebol.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório