Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Caso dos submarinos tem um 'passageiro inesperado': o GES

O problema no BES tem, como se diz em linguagem popular, estado na ?berlinda? nos últimos dias, semanas e meses. Os tentáculos da gestão de Ricardo Salgado são tão amplos que parece ainda não se conhecer completamente a profundidade das questões por baixo do tapete de um dos maiores bancos portugueses. Hoje, escreve o Expresso, sabe-se que também no caso dos submarinos houve mão do GES. Descubramos ?onde?.

Caso dos submarinos tem um 'passageiro inesperado': o GES
Notícias ao Minuto

18:51 - 22/09/14 por Notícias Ao Minuto

País Inquérito

A Comissão de Inquérito Parlamentar relativo à compra de submarinos e outros equipamentos militares está próxima de chegar ao fim – 8 de outubro. Porém, se a expetativa inicial era grande relativamente ao que se poderia descobrir, quando a data de fecho se aproxima, mais parece que serão mais as dúvidas a nascer do que a certezas que se vão apresentar.

A 8 de outubro, já deverão ser conhecidos os depoimentos de António Guterres e Durão Barroso, mas entre as 46 pessoas ouvidas e os mais de 400 documentos recebidos, uma dúvida parece ter ficado, concretamente, no ar. Qual a implicação do Grupo Espírito Santo (GES) neste processo.

Até agora sabe-se, escreve o Expresso, que a Escom recebeu 30 milhões de euros da Ferrostaal para pagar a ‘consultores e advogados’, mas não se sabe quem foram. Sabe-se também que foi o GES quem ganhou o contrato de financiamento dos submarinos, mas aqui, também, há aspetos pouco claros.

Neste âmbito, o BES Investimento apresentou uma proposta com o spread mais baixo (0,19%), mas depois de ter vencido o concurso, sem qualquer explicação até ao momento, subiu o valor para 0,25%.Neste ‘caso’, está ainda por satisfazer também o pedido de documentação sobre o leilão bancário para o financiamento, o que permitiria perceber o que se terá passado.

Agora, com o BES em processo de ‘desmembramento’ e ‘encerramento’, certamente será difícil apurar a totalidade da verdade, conquanto, quando forem apresentadas as conclusões do inquérito, será de espera que alguma luz possa surgir à tona de água deste processo sobre a implicação do grupo da família Espírito Santo nestes processos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório