Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Brasil, Argentina, Equador e Venezuela vão fabricar avião militar

Quatro países da União de Nações da América do Sul (Unasul) chegaram a um acordo para construir em conjunto um avião de treino militar, cujo protótipo foi apresentado às Forças Aéreas de nações da região.

Brasil, Argentina, Equador e Venezuela vão fabricar avião militar
Notícias ao Minuto

07:36 - 24/06/14 por Lusa

Mundo Unasul

Para o desenvolvimento do projeto, o "IA-73 Unasur I", o Brasil vai alocar 38 milhões de dólares (28,1 milhões de euros) e a Argentina 16 milhões de dólares (11,8 milhões de euros), enquanto o Equador e a Venezuela vão canalizar, cada um, 3 milhões de dólares (2,22 milhões de euros).

Segundo a Agência Venezuelana de Notícias, a Argentina já manifestou interesse em adquirir 50 aeronaves, o Equador 18 e a Venezuela 24, sendo o Brasil o único país que, apesar do seu contributo financeiro, não expressou o desejo de adquirir este modelo por ter os seus próprios aviões do género.

O "IA-73 Unasur I", desenhado pela Fábrica Argentina de Aviões Brigadier San Martin SA, deverá realizar os testes finais em 2016, prevendo-se que seja comercializado um ano depois, preferencialmente em países da América do Sul.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório