Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

E se houvesse um 'perímetro de segurança' para fumadores?

As medidas para acabar com o consumo do tabaco são cada vez mais e para todos os gostos. Criar um perímetro de segurança à entrada dos estabelecimentos ou proibir esta prática dentro dos carros são algumas das ideias de um investigador da Universidade do Minho, ouvido pelo Rádio Renascença. O objectivo é melhorar a Saúde dos fumadores activos e passivos.

E se houvesse um 'perímetro de segurança' para fumadores?
Notícias ao Minuto

13:12 - 19/11/13 por Notícias Ao Minuto

País Propostas

Morreram mais 10 mil pessoas por doenças associadas ao tabaco em 2012, um número que deixa em alerta especialistas e investigadores.

Um desses estudiosos, o investigador José Precioso da Universidade do Minho, falou à Rádio Renascença da possível criação de um “perímetro de segurança” para fumadores, localizado à entrada de estabelecimentos públicos.

E concretizou: “A ideia é que as pessoas se afastem das portas. Para já, é uma questão de sensibilização. Não vamos propor nada, nenhuma alteração à lei. Se a lei não consegue contemplar a proibição total de fumar no interior, claro que haveria uma grande resistência na proibição de fumar próximo. Mas, acho que as pessoas de uma forma civilizada percebem o que está a acontecer e deveriam se afastar das portas”.

Porém, mesmo que surja “uma vaga de legislação de proibição de fumar em espaços exteriores”, ainda persistem os principais problemas que, de acordo com José Precioso “estão ocorrer em casa e no carro”.

Desta feita, o investigador sugeriu que poderíamos ser “o primeiro país da Europa a proibir o fumo nos carros”. Esta medida, “além da protecção das crianças, está [a diminuir] o menor risco de acidente”, rematou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório