Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Chapitô participa em festival de artes circenses em França

O Chapitô, a única escola de circo em Portugal, participa a partir da próxima segunda-feira no Circa 2013, o festival de artes circenses que junta escolas de todo mundo na cidade francesa de Auch.

Chapitô participa em festival de artes circenses em França
Notícias ao Minuto

18:32 - 18/10/13 por Lusa

Cultura Circo

De 20 a 26 de outubro o Chapitô vai estar em Auch na 26.ª edição do festival Circa, representado por Teresa Ricou, presidente e fundadora da escola, e membros da sua equipa pedagógica.

"Esta nossa ida ao Circa é muito importante, não só para discutirmos a parte mais administrativa, dar a nossa palavra como fundadores da Federação das Escolas de Circo, como dar o testemunho do nosso trabalho no que tem que ver com a formação artística", disse à agência Lusa Teresa Ricou.

Como membro fundador da Federação Europeia das Escolas de Circo (FEDEC), o Chapitô integra uma rede de escolas de circo profissionais e organizações de artes circenses localizadas em 26 países diferentes, cuja principal vocação é a de apoiar o desenvolvimento e a evolução da formação, pedagogia e criação no campo da educação das artes do circo.

Teresa Ricou explicou à Lusa que o Chapitô pretende dar o seu testemunho sobre o desenvolvimento da atividade global da escola circense portuguesa, "que é muito ligada à área social, cultura e educação".

A fundadora da escola acrescentou que o Chapitô é um modelo de projeto que não existe muito pela Europa, é apoiado pelo Estado - "uma parte muito pequena" e financiado "com o apoio de empresários e venda dos espetáculos enquanto produtores do mesmo".

"Vamos estar junto com empresários e com gente do espetáculo, associações e escolas, desenvolvendo cada vez mais esta nossa atividade em Lisboa que é o Chapitô, como mundo do espetáculo de circo contemporâneo", concluiu a fundadora do Chapitô.

O Chapitô contou com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Instituto Camões para participar no Circa 2013 que decorre de 18 a 27 de outubro, em Auch, França.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório