Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Açores: Detetadas 216 unidades de alojamento não licenciadas em 2018

A Inspeção Regional do Turismo (IRT) realizou em 2018 cerca de 700 ações, tendo detetado 216 unidades de alojamento não licenciadas ou registadas, num total de 864 camas, das quais 187 já estão licenciadas/registadas ou encerraram a atividade.

Açores: Detetadas 216 unidades de alojamento não licenciadas em 2018
Notícias ao Minuto

11:37 - 14/01/19 por Lusa

Economia IRT

Numa nota enviada hoje às redações, a IRT acrescenta que foram efetuadas "336 ações inspetivas em empreendimentos turísticos (72), estabelecimentos de hospedagem (119) e atividades de animação turística (145), além de 157 ações de deteção de atividades de animação turística não registada (terrestre ou marítima)".

"Foram ainda analisadas e tratadas 317 reclamações referentes a todas as atividades turísticas no arquipélago, sendo as ilhas de maior dimensão (São Miguel e Terceira) aquelas onde se registou um maior número de reclamações", informa ainda a mesma nota do IRT, indicando que "aproximadamente 61% das reclamações apresentadas incidiram sobre o alojamento e cerca de metade destas tiveram na sua origem falhas nos serviços prestados".

Além disso, foram instaurados 16 processos de contraordenação, que incidiram maioritariamente sobre "ilícitos relacionados com a exploração de alojamentos turísticos".

No ano passado, a IRT realizou "ações de deteção de oferta irregular de alojamento disponibilizado online, por operadores registados/licenciados, tendo-se detetado 29 irregularidades", acrescentou.

Algumas destas ações da IRT, em 2018, contaram com a participação da Autoridade Tributária e Aduaneira, os municípios e outras entidades fiscalizadoras e policiais, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços, de modo a preservar uma boa imagem do turismo nos Açores.

A IRT sublinha que "se tem vindo a verificar, em particular nos últimos dois anos, um aumento significativo de reclamações, justificável pelo crescimento da procura e oferta de alojamento e atividades turísticas".

"Por outro lado, constata-se também que há uma maior exigência dos consumidores com a qualidade dos serviços prestados, sendo que algumas reclamações registadas incidiram sobre a insatisfação em relação às expectativas criadas", lê-se na nota.

No segundo semestre de 2017 foram desenvolvidas ações que abrangeram todos os estabelecimentos de alojamento local registados, sendo detetadas 229 ofertas irregulares.

A IRT, que é responsável pela promoção e fiscalização do cumprimento das disposições legais relativas às atividades e profissões turísticas, tem atualmente nove inspetores (quatro em S. Miguel, três na Terceira e dois no Faial), um número, que segundo a Inspeção, "tem vindo a aumentar devido ao crescente desenvolvimento turístico no arquipélago".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório