Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Irão convoca diplomata polaco a protestar contra conferência em Varsóvia

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão convocou hoje o encarregado de negócios da Polónia em Teerão para expressar o seu protesto pela realização em Varsóvia de uma conferência sobre o Médio Oriente que considera ser hostil ao país.

Irão convoca diplomata polaco a protestar contra conferência em Varsóvia
Notícias ao Minuto

11:03 - 13/01/19 por Lusa

Mundo Médio Oriente

Em comunicado, citado pela agência de notícias Efe, o Governo do Irão mostra-se desagradado com a cooperação entre a Polónia e os Estados Unidos na organização desta reunião.

"É um movimento hostil dos Estados Unidos contra a República Islâmica e espera-se que a Polónia se abstenha de colaborar com os Estados Unidos na celebração de uma conferência deste tipo", refere a nota divulgada.

Teerão avisou ainda que poderá adotar "medidas de represália" contra a Polónia.

Por seu lado, o encarregado de negócio polaco, Wojciech Unolt, explicou que a conferência não é contra o Irão e que a postura oficial da Polónia é diferente da expressada recentemente por responsáveis dos Estados Unidos.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, anunciou em 11 de janeiro a realização no próximo mês na Polónia de uma cimeira internacional para promover a estabilidade no Médio Oriente, centrada na influência do Irão.

"Vamos juntar dezenas de países do mundo inteiro", afirmou o chefe da diplomacia norte-americana numa entrevista divulgada pela televisão Fox News, à margem de uma visita do secretário de Estado a vários países do Médio Oriente.

A cimeira será centrada sobre "a estabilidade, a paz, a liberdade e a segurança no Médio Oriente", adiantou, indicando que "isso inclui um elemento importante que é assegurar que o Irão não tem uma influência desestabilizadora".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório