Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

"Apoio da direção? Numa fase inicial senti, nesta fase final nem tanto"

Na sua primeira entrevista com ex-treinador das águias, à TVI, Rui Vitória dá a entender que não foi suficientemente protegido pela estrutura do clube encarnado.

"Apoio da direção? Numa fase inicial senti, nesta fase final nem tanto"
Notícias ao Minuto

21:02 - 12/01/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Rui Vitória

Rui Vitória, treinador que foi demitido do comando técnico do Benfica depois de perder com o Portimonense, concedeu este sábado, à TVI, a sua primeira entrevista.

Numa longa conversa, o agora treinador do Al Nassr, da Arábia Saudita, abordou vários temas, entre eles uma hipotética conversa com Jorge Jesus, mas também as razões que levaram ao seu despedimento, garantindo que não deixou a Luz magoado com o clube ou os seus dirigentes, deixando a porta aberta para um regresso no futuro.

Afirmando querer provar o seu talento fora de Portugal, Vitória esclarece que a equipa saudita demonstrou sempre muito interesse em contar com os seus serviços, razão pela qual deu este rumo à sua carreira.

Confira os temas essenciais:

Al Nassr: Este novo projeto é uma oportunidade de estar novamente no ativo. As pessoas tiveram uma grande vontade em que fosse representar o Al Nassr. Isso incentivou-me e fez com que olhasse para a oferta como uma boa oportunidade de trabalho. É a primeira saída que vou ter para o estrangeiro, e quero levar o nome de Portugal por esse mundo fora

Porque esta escolha: Não tenho a preocupação ou objetivo de treinar aqui ou ali. Irei para qualquer lado. As pessoas queriam que abraçasse este projeto, fizeram com que tivesse todas as condições para implementar as minhas ideias. Longo prazo? Fizemos com ano e meio e mais dois de opção. Se acharmos que há condições, continuaremos. O que me cativou foi a insistência. Não quiseram só comprar o treinador Rui Vitória, quiseram levar o know-how que eu e a minha equipa técnica temos.

Saída do Benfica: Correu muita coisa bem. Ao fim destes três anos e meio, houve aspetos menos positivos, mas também positivos, que têm de ser realçados. Deixou-me um grande orgulho e na altura aos benfiquistas também. O que não correu bem: tentámos levar este barco a bom porto, houve vontade das duas partes para conseguir o trabalho que tínhamos pensado, mas nesta fase final havia desgaste. Era um desgaste generalizado. Já tinha falado com o presidente para pensar na melhor solução. Em conjunto inicialmente pensámos na continuidade e depois chegámos a esta decisão. Pus o lugar à disposição. Foi um acordo das duas partes, mas eu coloquei o presidente à vontade para decidir. Entendemos que era terminar o ciclo e seguir caminho.

Falta de apoio: Numa fase inicial senti apoio, nesta fase final nem tanto. Em determinados momentos, em que houve maior influência do exterior, senti-me mais sozinho. Muitas vezes tinha de estar a responder, a colocar-me numa posição que não importava. Houve desgaste enorme perante toda a gente, porque respondia sobre aspetos que podiam ser evitados. Eventualmente isso. Fez com que fosse a cara do Benfica. Tenho de ser [a cara], porque apareço muito em público, mas é evidente que quando começam a surgir notícias de fora... Podia ir de frente, quase respondendo o que o clube precisa de ser respondido. Mas independentemente do que se passava, tinha de levar os jogadores para a frente. Aquilo que me guiava era guiar a equipa e manter o equilíbrio. Posso afirmar que andámos desde o ano passado com menos sentido de união.

Bruno Lage - precisa de mais proteção?: Recomendo! Não quer dizer que não tenha sentido proteção. Mas é fundamental que um clube desta grandeza sinta que o treinador é a cara do clube. Sempre tive a preocupação de passar imagem de elevação. Isso às vezes é natural que não agrade a todos, mas é fundamental que seja protegido. Quando muitos não querem, um homem sozinho não consegue. Fundamental que estejam todos unidos.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório