Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Porque é que esta mulher medieval tinha lápis-lazúli nos dentes?

A descoberta pode dar uma pista sobre o papel das mulheres na produção de textos religiosos.

Porque é que esta mulher medieval tinha lápis-lazúli nos dentes?
Notícias ao Minuto

08:43 - 12/01/19 por Sara Gouveia

Mundo Descoberta

Um pigmento azul raro foi descoberto na placa dentária fossilizada de uma freira alemã da época medieval. A mulher, com uma idade compreendida entre os 45 e os 60 anos, terá vivido entre o início do século XI e o século XII e morrido num mosteiro na Alemanha rural, enterrada numa campa sem nome. Do local sabe-se pouco porque foi alvo de um incêndio no século XIV.

Os cientistas reuniram uma equipa multidisciplinar para descobrir as origens do pigmento. Os resultados foram descritos num artigo publicado na revista Science Advances.

As partículas de cor azul eram um pigmento ultramarino, o mais caro e raro corante azul, originário da pedra lápis-lazúli do Afeganistão. Isso significa que a freira seria provavelmente pintora e produtora de textos religiosos, e deveria levar o pincel à boca de vez em quando. A mulher deveria também ser talentosa para lhe ser confiado um pó tão raro, contam os investigadores citados pelo New York Times.

Esta descoberta desmistifica a ideia convencional de que as mulheres medievais não estariam envolvidas na produção de textos religiosos. "Imaginem alguém a escrever um livro medieval - se imaginarem alguma coisa, vão imaginar um monge e não uma freira", explicou Alison Beach, historiadora e uma das autoras do estudo.

Os primeiros traços de azul foram observados quando Anita Radini, arqueóloga e a investigadora principal, imergiu uma amostra do tártaro numa solução relativamente ácida. Ao microscópio ficou surpresa quando viu as partículas azuladas a sair da placa dentária. Depois de uma série de experiências foi possível identificar as partículas.

Na altura o pigmento azul "era tão ou mais valioso do que o ouro aplicado nos manuscritos", explicou Alison. O facto de a cor de encontrar no tártaro dos seus dentes sugere que terá pintado vários livros durante toda a vida.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório