Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Rio entra 'em cena' após declarações de Montenegro e Ferreira Leite

Na sequência da reunião da Comissão Política Nacional do PSD, Rui Rio fez uma "declaração à imprensa" ao final da tarde desta quarta-feira. Mas quando às declarações de Luís Montenegro e Ferreira Leite, nem uma palavra.

Rio entra 'em cena' após declarações de Montenegro e Ferreira Leite
Notícias ao Minuto

18:20 - 09/01/19 por Ana Lemos

Política PSD

Numa curta nota, publicada no site do PSD, lê-se que "hoje [quarta-feira] (...) pelas 19h00, na sequência da reunião da Comissão Política Nacional do PSD, Rui Rio fará uma declaração à imprensa". E hoje [quarta-feira], dia 9 de janeiro, podia mas não é um dia qualquer.

E porquê? Porque acontece na véspera do início da Convenção do Movimento da Europa e Liberdade (MEL), que vai reunir várias figuras do PSD conotadas com a ala adversária a Rio, e de críticas proferidas por Manuela Ferreira Leite aos 'laranjas' que nela vão participar.

"Não posso nunca concordar com aqueles que preferem ver o PSD com um carimbo que eu acho que não faz parte da sua génese, do seu ideário e que eu prefiro que tenha pior resultado nas eleições do que tivesse melhor com um rótulo que eu acho que não lhe assenta", criticou a antiga ministra.

Mais, disse Ferreira Leite: "Acho que todo este tipo de movimentos que se baseiam em questões de natureza pessoal e muito marcados pela futura próxima constituição de listas para deputados merecem-me algum desprezo", assumiu a ex-dirigente social-democrata, para quem "é óbvia" a relação entre a Convenção do MEL e as próximas eleições.

"É agora ou nunca! Quando estiverem feitas as listas já as pessoas todas se desinteressam e só acordam daqui a quatro anos", argumentou, defendendo que "tem muito a ver com a oposição ao Rui Rio e pessoalmente sempre defendi que o PSD tinha adquirido um rótulo de direita do qual sempre discordei e que se tivesse alguma forma de combater teria combatido", salientou.

Quem não gostou do que Ferreira Leite disse foi Luís Montenegro. O ex-líder parlamentar acusou a antiga presidente do PSD de fazer "declarações gravíssimas" e de não se importar que o partido fique "cada vez mais pequenino".

Montenegro, que foi a única voz de oposição assumida no congresso da consagração de Rui Rio na liderança do PSD, em fevereiro de 2018, mostrou-se, uma vez mais, em "absoluto desacordo" com a visão da ex-ministra das Finanças de Durão Barroso.

"Dizer como ela disse que prefere um mau resultado a um rótulo que não existe, de uma coisa que ainda nem sequer se realizou, que tem pessoas, ou pelo menos devia ter, de vários quadrantes políticos é, a meu ver, de facto, gravíssimo. É gravíssimo que se diga uma coisa destas, até porque por detrás desta afirmação está uma ideia de PSD com a qual eu estou em absoluto desacordo", assumiu.

Para o líder do grupo parlamentar do tempo de Pedro Passos Coelho, é "muito perigoso" que se tente "matar" a "ideia do PSD como um grande partido, com vocação maioritária, com vocação de Governo".

Isso seria "mesmo descaracterizar o PSD", argumentou. "Esta afirmação de Manuela Ferreira Leite, que corresponde à linha política da atual direção não é a minha e quero dizê-lo com toda a frontalidade: estarei sempre na linha de um PSD grande e ganhador", assinalou, concluindo que "o PSD assim não se vai conseguir afirmar".

Mas confrontado por esta troca de palavras mais acesa entre 'laranjas', Rui Rio recusou comentar, sublinhando que só soube por 'portas travessas'. "Não ouvi, mas já me contaram" mas garantindo que "não foi tema" na reunião da Comissão Política Nacional do PSD. Sem se querer alongar, o líder do partido declarou apenas que "não está preocupado" e que o "PSD não é pequeno".

[Notícia atualizada às 20h30]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório