Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Tem varizes? Saiba o que fazer para prevenir e tratar o problema

A sensação de peso nas pernas, dor e a presença de veias azuladas e pronunciadas podem ser indícios de que as varizes se resolveram instalar.

Tem varizes? Saiba o que fazer para prevenir e tratar o problema
Notícias ao Minuto

14:30 - 08/01/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Pernas de sonho

A genética é um dos principais fatores relacionados o seu aparecimento, mas com medidas simples é possível evitar e atenuar o problema.

Sintomas

De acordo com uma reportagem publicada pela Globo, não há motivo para se assustar caso tenha a pele branca e as veias sejam percetíveis sob a pele. "As veias preocupantes causam dor, peso e cansaço excessivo nas pernas", explica o médico Eduardo Fávero.

O clínico diz que não tratar as varizes também pode levar a outros problemas de saúde: "Há risco de desenvolver trombose, flebite (formação de coágulos sanguíneos), processo infeccioso nas pernas e feridas de difícil cicatrização, conhecidas como úlceras varicosas". Ele diz que pessoas com varizes tendem a apresentar vasos nas pernas com mais frequência.

Prevenção

Se já possui casos de varizes na família, deverá então redobrar a atenção a outros fatores. Para prevenir o seu aparecimento, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular recomenda evitar ganhar peso e permanecer muito tempo em pé ou sentado, manter uma dieta rica em fibras, praticar caminhadas e exercícios físicos regulares, não fumar, e utilizar meias elásticas de compressão, principalmente durante a gravidez.

Quem pratica musculação deve seguir os exercícios propostos pelo professor, evitando aumentar a carga por conta própria.

Tratamento

Segundo o angiologista Eduardo Fávero, "o tratamento para as varizes inclui medicamentos orais, uso de meias de compressão elástica e escleroterapia (aplicação de injeções com substâncias que secam as veias afetadas). Casos mais graves necessitam de cirurgias a laser ou procedimentos cirúrgicos convencionais. Não há um mais eficiente, já que as veias doentes podem responder de forma diferente aos tratamentos. Em geral, o paciente é submetido a mais de um método para tratar o problema". A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular também recomenda a elevação das pernas no final do dia, para aliviar as dores e a sensação de peso e cansaço.

Além da hereditariedade, outros fatores combinados podem aumentar – e muito – o risco de desenvolver varizes.

Eduardo Fávero explica que as mulheres já estão mais propensas a desenvolver o problema do que os homens. "A toma de pílula anticoncepcional, excesso de peso, sedentarismo, fumo e profissões que exijam permanecer em pé por longos períodos de tempo estão entre os principais fatores de risco", diz o médico.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório