Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Mais de cem camiões em simulacro contra congestionamentos no Reino Unido

Mais de cem camiões estão envolvidos hoje num simulacro organizado pelo Governo britânico, no sul da Inglaterra, para prevenir o congestionamento rodoviário pelo aumento dos controlos nas fronteiras após uma eventual saída do Reino Unido da UE sem acordo.

Mais de cem camiões em simulacro contra congestionamentos no Reino Unido
Notícias ao Minuto

09:27 - 07/01/19 por Lusa

Mundo Brexit

Os veículos, que receberam um incentivo económico, reuniram-se no aeródromo desativado de Manston, perto da cidade de Ramsgate, no condado de Kent (sudeste), que o Governo planeia usar como de área de estacionamento de camiões a fim de evitar a saturação nas estradas que levam aos principais portos.

A operação "Brock", supervisionada pelo Ministério dos Transportes britânico, é o teste mais importante feito pelo Governo com o objetivo de se preparar para uma eventual saída sem acordo da União Europeia (UE) a 29 de março.

Como parte da operação, os caminhões reunidos na antiga pista aeródromo irão deslocar-se entre 08:00 horas locais (a mesma hora em Lisboa) e 11:00 pela estrada A256 para o porto de Dover, a principal ligação com França por mar.

O plano visa gerir o tráfego de veículos e, especialmente, de carga em caso de aumento dos controlos nas fronteiras e à imposição de tarifas no caso de haver um 'Brexit' sem acordo.

Uma porta-voz do Ministério dos Transportes disse que o Governo da primeira-ministra britânica, a conservadora Theresa May, "não deseja nem espera" uma saída não negociada com a UE, mas disse que "é o seu dever" preparar-se "para todas as contingências".

May apresentará à votação parlamentar na próxima semana o seu acordo para a saída da UE.

Em caso de rejeição, o país poderá deixar o bloco europeu sem acordo e passar a seguir as regras tarifárias da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório